Vem aí mais uma Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos mais longevos festivais deste segmento no país

A 23ª edição acontece de 11 a 19 de outubro, quando ela estará de volta ao Centro Integrado de Cultura (CIC) – local onde iniciou em 2002 – e em vários outros espaços da cidade, incluindo mais de 150 escolas da rede municipal. A Mostra traz um retrato da infância e da cinematografia do Brasil e outros países e irá discutir também o mercado audiovisual brasileiro.*_

A programação conta com mais de 80 filmes, entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, palquinhos com apresentações musicais, lançamentos de livros, oficinas de audiovisual para crianças e uma consultoria de roteiro para realizadores, além de reunir nomes importantes do mercado audiovisual brasileiro. Nesta edição, a Mostra traz o inédito show Bailamos, do grupo Tiquequê (SP), para o encerramento, quando os curtas-metragens vencedores serão anunciados. Após as sessões de cinema, a pipoca é oferecida gratuitamente.

“É com muita alegria que mais uma vez a Mostra traz uma curadoria com muita diversidade e qualidade. Realizar este evento há tantos anos nos enche de orgulho, pois sabemos a importância da arte na formação das crianças. Não só para a construção da cidadania, mas também para a fundamental formação de plateia que o audiovisual brasileiro tanto precisa”, afirma a idealizadora e diretora da Mostra, Luiza Lins.

A edição deste ano, no CIC, oferece aos fins de semana sessões no Teatro Ademir Rosa, e durante a semana na Sala de Cinema Gilberto Gerlach. E para que crianças de todo o Brasil tenham acesso à Mostra, uma seleção de filmes ficará disponível de 12 a 31/10, no Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita, dedicada ao cinema brasileiro.

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense.

EVENTOS PARA REALIZADORES E PROFESSORES

A abertura para adultos, realizadores e professores será no dia 11. Às 9h será realizado o Encontro Nacional de Cinema Infantil, com o tema “O momento e as perspectivas do mercado audiovisual brasileiro para crianças: fomento, formação, produção e distribuição”. Entre os convidados, pessoas importantes do cenário audiovisual do país, como Fabiano Gullane, Célia Catunda, Gabriella Mancini, Carla Esmeralda, Aleteia Selonk, Aline Belli, Patricia Barcellos e Tatiana Costa, entre outros.

Às 14h, na abertura oficial para adultos, será realizada a pré-estreia da série “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello. A obra aborda diferentes infâncias indígenas que crescem em todo o Brasil e acompanha o cotidiano de meninas e meninos de comunidades remotas e outras urbanizadas. A exibição será seguida de debate com Faganello, Vanessa Fe Há, indígena do povo Kaigang, que também dirige a série, e com a professora, escritora e ativista Eliane Potiguara. O evento será acessível.

A participação no primeiro dia da Mostra será possível mediante inscrição, que precisa ser feita no www.mostradecinemainfantil.com.br . Vagas limitadas.

DIA DA CRIANÇA COM CURTAS E LONGAS-METRAGENS INÉDITOS EM SC

No Dia das Crianças (12 de outubro), a programação começa às 11h e vai até o final do dia, com sessões de cinema, palquinho da Mostra e oficinas, lembrando que para participar das oficinas é necessário se inscrever pelo site da Mostra.

Entre os filmes selecionados pela curadoria estão curtas-metragens, nacionais e internacionais, vindos de 14 países, como Bélgica, França, Peru, Portugal e Rússia, além de oito longas-metragens convidados. Os filmes trazem um retrato atual da diversidade sócio-cultural do Brasil e do mundo. São obras lúdicas, que respeitam os temas da infância, sem espaço para preconceitos e estereótipos. A classificação etária é livre, mas o evento faz uma sugestão de idade por sessão.

Entre os curtas, duas pré-estreias: “UPS!”, de Galvão Bertazzi e Luís Canau (Portugal), animação que estreia mundialmente na Mostra; e “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello (SC).

Todos os curtas-metragens estão na Mostra Competitiva e concorrerão a três prêmios: Melhor Filme, votado por um Júri Oficial; Melhor Filme, votado por Júri Popular; e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$1.500,00. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado. Uma novidade desta edição é o Prêmio Aquisição do Itaú Cultural Play no valor de R$15 mil, com licenciamento para a plataforma pelo período de 24 meses – após janela de 12 meses para exibição em festivais.

A inclusão e o acesso às produções audiovisuais estão entre as principais propostas da Mostra desde a primeira edição. Neste ano, a programação inclui filmes acessíveis em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e também sessões com audiodescrição. No site oficial do evento – www.mostradecinemainfantil.com.br – é possível conhecer a programação completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.