Sci-Fi Floripa volta em julho com homenagem ao “Rei do Cinema Pop”

O Sci-Fi Floripa Festival confirma a sua terceira edição para este ano que será agora em julho, entre os dias 23 e 28 no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). Dezenas de produções do mundo inteiro que honram o gênero da ficção científica e do cinema experimental, independente e de baixo orçamento.

A lista de filmes selecionados está completinha no site oficial da mostra, cuja programação é inteiramente gratuita.

Com mais de 50 filmes de ficção científica de várias partes do mundo, o festival Sci-Fi Floripa chega em julho com programação inteiramente gratuita. – Foto: Divulgação

Eu fico feliz em ver um projeto desse seguindo em frente porque isso é resultado do esforço e da resiliência de produtores, artistas, realizadores da nossa cidade. Afinal, quem se ocuparia em promover uma mostra de filmes exclusivamente dedicada à ficção científica, da produção autoral da região, do país e do exterior?

Este ano, o “Sci-Fi” promete uma programação repleta de novidades, incluindo o longa-metragem mais premiado da história da Etiópia, oficinas interativas, e debates instigantes sobre inteligência artificial. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita!

O festival contará com uma seleção diversificada de filmes de ficção científica de todo o mundo. Entre os destaques estão: “Superno” (Etiópia, 2021, 90 min.), de Abel Mekasha, a mostra em homenagem ao falecido cineasta Roger Corman, o “Rei dos Filmes B” e grande influência no cinema pop também, além de mostras paralelas com exibição em festas e bares, e mais uma seleção de mais de 50 filmes.

A curadoria é diversificada e explora curtas e longa-metragens que testam os limites da imaginação humana, a complexidade das relações sociais e as inovações tecnológicas.

Ator e cineasta Roger Corman (1926-2024), considerado uma das maiores influências na cultura pop e no cinema de baixo orçamento, será o homenageado da edição deste ano do festival Sci-Fi Floripa – Foto: Divulgação

Os filmes selecionados abordam temas contemporâneos e relevantes, como inteligência artificial, mudanças climáticas, exploração espacial e a relação entre humanos e tecnologia.

“Reset Now” (Turquia/Alemanha) e “Antropoceno” (Colômbia) são exemplos de obras que exploram as consequências das ações humanas no planeta, enquanto “Synapse” (Japão) e “Entity” (Coreia do Sul) mergulham nas complexidades da mente humana e da inteligência artificial.

A seleção inclui filmes de diversos países, como Brasil, Finlândia, França, China, Austrália, Espanha, Estados Unidos, Itália, Etiópia, Argentina, etc.

É claro que o cinema brasileiro está representado, com filmes de diversas regiões do país, incluindo obras como “O Disco das Histórias” (Brasil/SP), “Boa Sorte e Até Breve” (Brasil/MG) e “A Lenda dos Cavaleiros da Água” (Brasil/SP).

Entre os longas-metragens, destacam-se também “2551.02 – The Orgy of the Damned” (Áustria), “Aquele que viu o Abismo” (Brasil/China) e o inventivo “Fórmula Selvagem” (Brasil), de Flávio Carnielli.

Não deixe de seguir também o Instagram do 3º Sci-Fi Floripa!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.