Ocupação em leitos de UTI passa de 96% na Grande Florianópolis

A região da Grande Florianópolis está com 96% de ocupação em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos hospitais públicos, com somente nove leitos disponíveis. Os dados constam no painel da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Ocupação em leitos de UTI

A ocupação em leitos de UTI para adultos ultrapassa 98% na Grande Florianópolis – Foto: Reprodução/Freepik

Há apenas um leito pediátrico disponível na Grande Florianópolis, localizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, na capital catarinense.

A ocupação em leitos de UTI para adultos é de 98,62%, sendo que somente um está disponível no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, e outro no Hospital Regional Helmulth Nass, em Biguaçu.

Caridade é um dos seis hospitais públicos com 100% de ocupação em leitos de UTI em Florianópolis – Foto: hospital de caridade

O hospital de Biguaçu, inclusive, possui todos os seis leitos neonatais que estão disponíveis atualmente na região.

“Diante do momento sazonal, o aumento nos casos de doenças infecciosas virais identificadas, como a dengue e as doenças respiratórias, vem refletindo na busca por atendimentos no sistema de saúde do Estado, abrangendo todas as regiões”, explica em nota a Secretaria da Saúde.

Confira a ocupação em leitos de UTI por hospital na Grande Florianópolis

O painel da secretaria estadual indica os hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) com 100% de ocupação em leitos de UTI na Grande Florianópolis.

Ocupação em São José:

  • Hospital Regional de São José: 100%
  • Instituto de Cardiologia de Santa Catarina: 100%

Ocupação em Biguaçu:

  • Hospital Regional de Biguaçu Helmulth Nass: 65%

Ocupação em Florianópolis:

  • Hospital Nereu Ramos: 90%
  • Hospital Infantil Joana de Gusmão: 97,5%
  • Hospital de Caridade: 100%
  • Hospital Governador Celso Ramos: 100%
  • Hospital Florianópolis: 100%
  • Hospital Universitário: 100%
  • Maternidade Carmela Dutra: 100%
  • CEPON: 100%

O painel adverte que o indicador de taxa de ocupação é virtualmente inferior à ocupação real devido à rotatividade de pacientes e aos horários de atualização do painel. Um leito liberado vai constar temporariamente como disponível, mesmo que já esteja reservado para outra pessoa.

Veja a taxa de ocupação em leitos de UTI em Santa Catarina

Taxas de ocupação em leitos de UTI em Santa Catarina

Painel mostra a taxa de ocupação em cada região de Santa Catarina – Foto: Reprodução/Painel SES

Em Santa Catarina, a média estadual é 92,29% de ocupação em leitos de UTI, com um total de 105 leitos disponíveis. Destes, 17 são para adultos, 41 são pediátricos e 47 neonatais.

A situação mais crítica é na região Oeste, cuja taxa é de 100%. Todos os 87 leitos de UTI em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó e Xanxerê estão ocupados.

A Secretaria da Saúde destacou em nota que o sistema hospitalar público de Santa Catarina funciona em forma de rede. Quando não há vaga em um hospital, o leito é procurado em outro local, primeiro na região do paciente e depois fora dela.

Também afirmou que o governo do estado tem investido de forma permanente na saúde desde o início da gestão. Foram abertos 191 novos leitos de UTI desde 2023, distribuídos nas diversas regiões catarinenses. Nesta semana, foram dez leitos adultos e mais oito leitos pediátricos.

“Cabe ressaltar que a vacina contra a gripe está disponível para a aplicação nos grupos elegíveis e a da dengue para regiões específicas, no entanto, tem-se observado uma baixa procura pelos imunizantes”, alerta o órgão.

Há quatro pacientes internados na UTI com Covid-19 no Estado, segundo painel da secretaria. Dois estão em leito pediátrico e um adulto em Blumenau, além de outro leito adulto em Araranguá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.