Catarinenses ganham sorteio mundial para assistir abertura da Olimpíada: ‘achei que era golpe’

Com todas as atenções voltadas à Olimpíada de Paris 2024, um jovem casal catarinense esteve entre os nada mais do que 15 selecionados no mundo inteiro para assistir à abertura dos Jogos no Museu d’Orsay, à beira do Rio Sena. Pedro Machado e Lívia Schumacher testemunharam na sexta-feira (26) o espetáculo na França.

Casal catarinense em evento exclusivo para assistir à abertura da Olimpíada em Paris

O casal catarinense ganhou um tour exclusivo pelo Museu d’Orsay e pôde assistir à abertura da Olimpíada de camarote – Foto: Acervo pessoal

O sorteio foi promovido pelo Airbnb e o casal, que mora e trabalha na capital francesa, decidiu participar. Pedro, de 25 anos, se inscreveu na promoção em junho e ficou entre os selecionados para o evento exclusivo, com direito a levar um acompanhante.

“A gente estava super animado, foi muito chique”, conta Lívia, que comemorou em grande estilo a virada para seu aniversário de 26 anos neste sábado (27).

Naturais de Florianópolis, os sortudos puderam assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no terraço do renomado Museu d’Orsay, no coração da cidade.

O casal assistiu ao espetáculo da abertura da Olimpíada Paris 2024 com drinks e petiscos inspirados na culinária francesa. A experiência começou às 18h e durou até 1h da manhã.

O terraço do Museu d’Orsay não tinha vista para o show de luzes na Torre Eiffel e para a apresentação da cantora Céline Dion, mas eles puderam presenciar o momento em que a Pira Olímpica alçou voo pelo céu iluminado de Paris.

“Dava para ver de longe o pessoal carregando a tocha e acendendo a Pira Olímpica no balão. Foi bem ali na nossa frente”, destaca Pedro.

A chuva não deu trégua à abertura da Olimpíada em Paris. “Estava chovendo bastante, foi até difícil de tirar foto. Nunca vi chover tanto aqui”, relata Lívia. Ainda assim, fizeram questão de aproveitar a oportunidade ao máximo e não deixaram o terraço.

Tour pelo museu

Não bastasse o luxo de assistir à cerimônia com tudo pago, o evento do Airbnb ainda teve direito a um tour guiado pelo acervo do Museu d’Orsay.

Terraço do Museu d'Orsay recebeu evento exclusivo do AIrbnb

O sorteio foi promovido pelo Airbnb, plataforma de aluguel de hospedagens residenciais – Foto: Reprodução/Airbnb

O anfitrião era Mathieu Lehanneur, designer da Tocha e da Pira Olímpica dos Jogos de Paris 2024. O tour começou no átrio principal do museu, onde historiadores guiaram o grupo pela maior coleção de arte impressionista do mundo.

“Foi impressionante ver o museu vazio. A gente já conhecia, mas está sempre tão cheio. Logo na entrada do evento tinha dois dos quadros mais famosos do Van Gogh, o autorretrato e o Quarto em Arles”, descreve o catarinense Pedro.

Exposição de arte impressionista no Museu d'Orsay, em Paris

O tradicional museu francês abriga clássicos do impressionismo, como Van Gogh e Claude Monet – Foto: Acervo pessoal

Em seguida, os sorteados foram conduzidos ao terraço do Museu d’Orsay, transformado em cenário de jardim mágico, para assistir às delegações olímpicas desfilarem em barcos no Rio Sena.

O Airbnb ainda promoveu um workshop de degustação e bebidas preparadas por Margot LeCarpentier, nomeada a “bartender mais influente de Paris” pela lista dos Melhores Bares do Mundo em 2020.

Vista para a abertura da Olimpíada e companhia de Zac Efron

Formado em engenharia eletrônica pela UFSC, Pedro se mudou em 2022 para cursar o mestrado em Paris. Lívia, que é jornalista pela UFSC, também obteve o visto e foi morar na capital francesa ano passado.

Além dos catarinenses, havia outro casal brasileiro, do Rio de Janeiro, entre os 30 sorteados. Os demais convidados eram de diversas nacionalidades, como Estados Unidos, França, Reino Unido, El Salvador e Coréia do Sul.

Catarinenses testemunharam o balão da Pira Olímpica sobrevoar o Rio Sena em Paris - Acervo pessoal

1
4

Catarinenses testemunharam o balão da Pira Olímpica sobrevoar o Rio Sena em Paris – Acervo pessoal

Cerimônia de abertura da Olimpíada em Paris começou com desfile de barcos - Acervo pessoal

2
4

Cerimônia de abertura da Olimpíada em Paris começou com desfile de barcos – Acervo pessoal

Casal assistiu ao espetáculo pelo terraço do Museu d'Orsay - Acervo pessoal

3
4

Casal assistiu ao espetáculo pelo terraço do Museu d’Orsay – Acervo pessoal

Catarinenses deram

4
4

Catarinenses deram “tchauzinho” para a delegação brasileira à beira do Rio Sena – Acervo pessoal

“Eu sempre gostei de assistir à abertura da Olimpíada, então foi bem legal ver ao vivo”, comemorou Lívia. “Foi muito diferente de todas as outras, que eram em lugares fechados. Você se conecta mais com a cidade fazendo do lado de fora do que no estádio, que poderia ser em qualquer lugar”, completou a jornalista.

O evento exclusivo ainda contou com a presença de campeões olímpicos, influenciadores e celebridades, como o ator estadunidense Zac Efron. O casal catarinense ficou ao lado do artista, mas não quis incomodá-lo com fotos.

“Eu virei e ele estava ali atrás da gente, no terraço onde dava para ver os barquinhos passando. Ficou ali a noite inteira”, notou a jovem.

Casal catarinense assiste à cerimônia de abertura da Olimpíada em Paris

A chuva persistiu durante a cerimônia de abertura da Olimpíada na capital francesa – Foto: Acervo pessoal

“Bom demais para ser verdade”

O casal descobriu o sorteio por acaso, quando navegava pelo site do Airbnb. “Eu estava procurando algo para os meus pais que iam viajar e apareceu a experiência para mim na página de sugestões”, lembra Lívia.

“Até pensamos que teria que pagar, mas não, foi totalmente gratuito”, contam. Para assistir à abertura da Olimpíada, os espectadores precisavam comprar um ingresso ou serem convidados.

O Museu d’Orsay foi fechado para receber os convidados na abertura da Olimpíada sexta-feira (26) – Foto: Acervo pessoal

“Ou tu pagava uma quantia absurda de dinheiro para estar nos camarotes, ou tu não ia ver. Então foi ótimo porque a gente conseguiu o camarote de graça”, comemora o casal.

Os participantes do sorteio tinham que escrever um texto justificando sua conexão com o Museu d’Orsay e com os Jogos Olímpicos. A inscrição de Pedro foi sorteada para a análise, em seguida, seu texto foi um dos 15 escolhidos pelos avaliadores.

Casal catarinense com tocha olímpica em evento para assistir abertura da Olimpíada em Paris

Os catarinenses foram recebidos por Mathieu Lehanneur, responsável pelo design da Tocha Olímpica – Foto: Acervo pessoal

Eles não acreditaram quando receberam a notícia por e-mail. “Parecia bom demais para ser verdade, achei até que era golpe”, Lívia ri.

O Airbnb não cobria passagens aéreas ou hospedagem para os convidados, o que não foi um problema para os catarinenses. “A gente mora aqui, então foi fácil, mas teve gente que bancou uma viagem por conta própria para ir no evento”, observam.

Terraço do Museu d'Orsay na abertura da Olimpíada em Paris

Terraço do museu foi transformado em jardim para servir drinks e aperitivos durante a abertura da Olimpíada – Foto: Acervo pessoal

O casal ainda conseguiu outra experiência gratuita promovida pelo site. Eles assistirão a uma prova de Skate acompanhados da skatista brasileira Letícia Bufoni.

Além disso, compraram ingressos para outras modalidades, como Tênis masculino e feminino, Ginástica, a prova final de Atletismo, Vôlei de Praia em frente à Torre Eiffel e Pentatlo Moderno no Palácio de Versalhes.

A prova mais esperada por eles é de Atletismo, por conta do ídolo brasileiro Alison dos Santos. “Vamos torcer para ele disputar a final e a gente poder assistir “, declara Pedro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.