Eleições 2024: PSOL oficializa Marquito como candidato à Prefeitura de Florianópolis

A federação PSOL/REDE confirmou neste sábado (3), durante convenção partidária, o nome do deputado estadual Marquito (PSOL) como candidato da legenda à Prefeitura de Florianópolis. A oficialização ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

Marquito

Convenção do PSOL oficializou o deputado Marquito como candidato à prefeitura da Capital – Foto: Rony Costa/Divulgação/ND

O nome do candidato a vice-prefeito não foi divulgado, pois ainda há negociação com outros partidos de esquerda para compor a chapa de Marquito. As legendas têm até 5 de agosto para fazer as convenções partidárias para confirmar os nomes.

Em seu primeiro discurso como candidato à prefeitura, Marquito defendeu uma “mudança de rumo da cidade”, se disse preparado para o desafio e tem as condições para ganhar a eleição. Também destacou que não tem “teto de vidro” relacionado a casos de corrupção.

“Essa é nossa grande liberdade. Nós não temos estas amarras e essa algemas com a gente”, disse Marquito.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.

Quem é Marquito, candidato do PSOL à Prefeitura de Florianópolis

Marcos José de Abreu, o Marquito, 44 anos, é engenheiro agrônomo e mestre em agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou na Cepagro, organização que promove a agroecologia urbana e rural, e atuou como presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea-SC).

Eleito vereador da Capital em 2016, com 5.448 votos. Em 2020, foi reeleito com 5.858 votos, o mais votado naquela eleição. Em 2022, se elegeu para seu primeiro mandato como deputado estadual, com 40.329 votos. Na Alesc, Marquito preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

Marquito tem seus mandatos marcados pela atuação voltada à agroecologia. Como vereador, é o autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou referência internacional e foi apresentada por ele na ONU em 2022.

Psolista disputa pela primeira vez a Prefeitura de Florianópolis

Marquito é deputado estadual pelo PSOL e candidato a prefeito de Florianópolis – Foto: Rony Costa/Divulgação/ND

Eleições 2024: O que faz um prefeito?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:

  • Limpeza
  • Iluminação pública
  • Sistema de transporte urbano
  • Serviços de saúde municipal
  • Educação infantil e ensino fundamental
  • Formação da guarda municipal

Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.