Portobello Grupo: Sustentabilidade e inovação nos negócios

Portobello Grupo: Sustentabilidade e inovação nos negócios

Projeto Sururu: Conchas que Transformam possibilita que resíduos possam se tornar oportunidades econômicas – Foto: Portobello Grupo/Divulgação

A sustentabilidade está no centro das operações do Portobello Grupo, indústria de revestimentos cerâmicos, que tem sede em Tijucas, Santa Catarina. Com uma trajetória marcada pela inovação e design, a empresa tem na responsabilidade socioambiental uma das suas principais iniciativas e ao longo dos anos vem aprimorando seu modelo de gestão ESG, envolvendo todas as unidades de negócios, em seus diferentes estágios de maturidade nessa disciplina. Um marco significativo dessa jornada é o Plano de Sustentabilidade.

A estrutura de governança do Portobello Grupo é fundamentada nas melhores práticas do mercado. Inclui os principais órgãos da área e conta com comitês especializados, como o de Sustentabilidade, responsável por elaborar este plano, composto pelas principais lideranças da empresa, e presidido pelo chairman do Portobello Grupo, Cesar Gomes Junior. O Plano de Sustentabilidade delineia metas claras e quantificáveis para o período de 2023 a 2027, e é estruturado em três pilares principais: +Governança, +Ecoeficiente e +Gente.

Chairman do Portobello Grupo, Cesar Gomes Junior, preside o Comitê de Sustentabilidade – Foto: Portobello Grupo/Divulgação

Diversas iniciativas e metas estão sendo colocadas em prática. Como por exemplo, a Semana de Sustentabilidade realizada todos os anos no mês de junho, um evento que reforça o engajamento da empresa com questões ambientais, sociais e de governança, fortalecendo o diálogo e a compreensão de como a sustentabilidade permeia todas as áreas do negócio.

Entre os destaques recentes estão várias iniciativas como o Programa de Voluntariado, que promove maior engajamento e organização nas ações voluntárias dos colaboradores e conta com 13,64% dos colaboradores, com o objetivo de alcançar 20% até 2027; Programa Lidera+, que já atingiu 44% de mulheres em posições de liderança, com a meta de alcançar 50% até 2024, e passou a contemplar outros parâmetros de diversidade além de gênero.

Programa de Voluntariado promove o engajamento e organização nas ações dos colaboradores - Foto: Portobello Grupo/Divulgação

1
2

Programa de Voluntariado promove o engajamento e organização nas ações dos colaboradores – Foto: Portobello Grupo/Divulgação

Programa de Voluntariado promove o engajamento e organização nas ações dos colaboradores - Foto: Portobello Grupo/Divulgação

2
2

Programa de Voluntariado promove o engajamento e organização nas ações dos colaboradores – Foto: Portobello Grupo/Divulgação

Além disso, agora conta com os Embaixadores da Diversidade, promovendo uma cultura inclusiva e equitativa, e Universidade Portobello, criada para capacitar e desenvolver continuamente os colaboradores, oferecendo cursos e treinamentos alinhados às necessidades do mercado e da empresa.

Comprometida com o desenvolvimento das comunidades onde atua, também apoia projetos de cultura, educação e geração de renda. Iniciativas como o Projeto Sururu: Conchas que Transformam possibilita que resíduos possam se tornar oportunidades econômicas e ainda colaborar na  capacitação de comunidades locais.

O Portobello Grupo direciona seus esforços ambientais para o uso responsável de recursos naturais, minimizando os impactos dos processos de produção e distribuição, e oferecendo produtos cada vez mais sustentáveis. Desde a extração da matéria-prima, a empresa busca práticas sustentáveis.

As fábricas utilizam circuitos fechados para tratamento e reutilização da água. Em Tijucas (SC), as fábricas possuem um circuito 100% fechado, captando água de fontes subterrâneas e pluviais. A unidade fabril da Pointer, em Marechal Deodoro (AL), utiliza um modelo de produção a seco, economizando 70% de água e utilizando um sistema 100% fechado.

A recém-inaugurada fábrica da Unidade Portobello America adota práticas similares, utilizando tecnologia de Indústria 4.0 para minimizar o consumo de água. Todas as fábricas incorporam o Projeto de Circularidade na produção, onde 100% dos resíduos retornam ao ciclo produtivo.

Materiais como cacos, lodo e esmalte são reaproveitados, e o nível de reciclagem de resíduos é de 99,9% na Unidade Portobello e 98,94% na Unidade Pointer. Para envolver os colaboradores em toda essa  gestão ambiental, o grupo desenvolveu o projeto Embaixadores do Meio Ambiente, uma iniciativa voluntária com participação de funcionários que propagam boas práticas pela companhia.

Selo bronze no GHC Protocol e loja autossustentável

Na frente da mudança climática, as unidades Portobello e Pointer elaboram inventários de gases de efeito estufa e participam do Programa Brasileiro GHG Protocol, obtendo o selo bronze. Uma parceria com a Enel Brasil foi firmada para suprir metade do consumo de energia das operações do grupo com energia renovável, através da participação na usina eólica Ventos de Santa Esperança 21, cumprindo a meta estabelecida no Planejamento ESG.

Além dessas iniciativas, a Portobello Shop possui uma loja autossuficiente em energia. A unidade Jardim Social, em Curitiba (PR), tem a certificação sustentável LEED e serve de referência para novas construções do varejo.

Unidade Jardim Social,em Curitiba (PR), tem acertificação sustentável LEED – Foto: Portobello Grupo/Divulgação

Através dessas ações, o Portobello Grupo se consolida como um exemplo de comprometimento com a sustentabilidade, buscando constantemente inovações e práticas que garantam um futuro mais verde e responsável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.