A 3ª Festa do Pescador Artesanal do bairro João Paulo terá um anúncio para a comunidade

A fim de divulgar, fortalecer e valorizar a Praia do João Paulo e sua colônia de pescadores, neste domingo (30) ocorre a 3ª Festa do Pescador Artesanal do bairro João Paulo.

Segunda maior em Florianópolis, a colônia do João Paulo tem mais de 100 pescadores e 43 sustentam suas famílias exclusivamente com a pesca. Por mês, eles capturam em média 10 toneladas de camarão e mais de 50 toneladas de peixe.

Festa do Pescador Artesanal (1) – Foto: Reprodução/NDTV

O evento será das 9h às 22h, no terreno em frente ao Trapiche Nilton José Ferreira e a programação terá diversas atrações, como Nilêra e Dazaranha, boi de mamão do Petinho, capoeira com Grupo Herança e barraca dos pescadores artesanais com fotos, embarcações e apetrechos de pesca.  Além disso, serão ofertados no evento pratos típicos de rancho de pesca à base de camarão e outros pescados.

Procissão com Nossa Senhora dos Navegantes

O pescador Silvani Ferreira, que presidiu a APPAAJOP por oito anos, agora preside o conselho da associação e informou que a festa começa com uma missa.

“Vamos trazer, de barco, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, de Cacupé, em procissão, até o trapiche, depois para o altar, onde será realizada a missa, por fim, a imagem retorna a igreja e começa a festa”, explicou.

Festa do Pescador Artesanal – Foto: Reprodução/NDTV

“Trabalhamos bastante, deixando tudo organizado para oferecer música e comida boa. Quem puder, venha conhecer nossa história na barraca do pescador, os apetrechos que levamos para o mar, da garrafa do café, a caixa de peixe”, comentou Salvani, cujo pai, Nilton José Ferreira, foi homenageado dando nome ao maior trapiche de Florianópolis.

Conforme Silvani, a entrega mais importante da festa é trazer alegria para a comunidade, mas também divulgar a colônia de pescadores. “A nossa praia, antigamente, era linda, tínhamos uma faixa de areia de 30 a 40 metros de ponta a ponta, cheia de berbigão. Hoje em dia, não temos mais a praia, virou tudo lama. A festa do pescador foi criada para chamar atenção dos órgãos competentes de olhar pela comunidade de pescadores”, salientou Silvani.

Batalha pelo entreposto

A principal questão da comunidade pesqueira, atualmente, é a construção de um entreposto para revender os pescados a supermercados e restaurantes da região, valorizando o trabalho dos pescadores da comunidade.

O pescador Silvani explicou que hoje os pescadores do João Paulo batalham pelo entreposto, para montar uma cooperativa e colher mais e melhor os frutos da pescaria.

“Pegamos toneladas de camarão e peixe, só que não vemos essa pescaria, porque vai toda para mão do atravessador. Temos nossas famílias, mulheres, netos, que poderiam trabalhar conosco com esses produtos”, destacou o pescador.

Festa do Pescador Artesanal – Foto: Reprodução/NDTV

A festa, segundo ele, vai reforçar que a colônia de pescadores do João Paulo é forte, organizada e pode melhorar com a cooperativa. “Temos o projeto, o terreno, uma verba de R$2,2 milhões para construir e só falta a licitação. Estamos aguardando”, disse Silvani.

O prefeito de Florianópolis Topázio Neto afirmou que a obra deve iniciar dentro de pouco tempo. “Temos um trâmite da emenda para a construção, mas penso em iniciar a obra com recursos da prefeitura, enquanto a emenda não chega. Vamos dar a ordem para licitar neste domingo. Penso que entre 60 e 90 dias iniciamos”.

O evento, realizado pela APPAAJOP (Associação dos Pescadores Profissionais, Artesanais e Amadores do João Paulo), é gratuito, com o público pagando apenas o que consumir. No local, serão aceitas doações de roupas, fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições beneficentes.

Atrações musicais da 3ª Festa do Pescador Artesanal:

  • Nilêra
  • Dazaranha
  • Gazú
  • Tijuquera
  • NósNaldeiaDeh
  • Lemos Jah Eh
  • Bom Brother
  • Red River Band
Adicionar aos favoritos o Link permanente.