Saiba como funciona a primeira ótica pública de Florianópolis

Iniciativa pioneira no Estado, foi aberta neste mês a primeira ótica pública de Florianópolis, localizada no Multihospital, no Sul da Ilha. Apenas entre os dias 10 – quando o espaço foi inaugurado – e 14 deste mês, 51 óculos foram solicitados para 33 pacientes. Destes, 15 já foram entregues, apontam dados da Prefeitura da Capital.

O serviço inovador atende à crescente demanda de moradores que necessitam de consultas oftalmológicas e fornecimento gratuito de óculos, possibilitando o acesso mais amplo e democrático à saúde visual.

Além da ótica, o complexo também conta com um Centro Oftalmológico completo. A nova estrutura foi projetada para suprir as necessidades de cerca de 3.000 pacientes que necessitam de atendimento oftalmológico por mês, dos quais cerca de 20% necessitarão de óculos para correção visual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ótica pública funcionará como um serviço de continuidade ao atendimento oftalmológico. Para o paciente ter acesso ao serviço, deve ir até o Centro de Saúde mais próximo de sua casa, como já ocorre atualmente. Lá, ele será encaminhado para a consulta em oftalmologia. O próximo passo é o atendimento em oftalmologia já no Multihospital. Caso esse paciente tenha a prescrição de óculos, vai passar na ótica pública e retirá-los já no final do atendimento.

“Este novo serviço não apenas aprimora o nosso atendimento público, mas também demonstra o compromisso contínuo de Florianópolis em inovar e liderar na prestação de serviços públicos, priorizando a saúde e o bem-estar da nossa população”, enfatiza o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Impacto na comunidade

ótica pública

Iniciativa pioneira, a primeira ótica pública de Florianópolis no Multihospital já entregou 15 óculos nos primeiros dias de funcionamento, ampliando o acesso à saúde visual – Foto: Leo Russo/PMF/Divulgação/ND

A Prefeitura da Capital ressalta que, com a inauguração da ótica pública, o município visa atender integralmente os pacientes no MultiHospital. “Muitas pessoas passam por atendimento e, ao final, não conseguem comprar os óculos. Isso, a partir de agora, será diferente no Sistema Único de Saúde de Florianópolis”, ressalta Talita Rosinski, subsecretária de Saúde Pública de Florianópolis.

Além de fornecer óculos, o Centro Oftalmológico do Multihospital conta com um centro cirúrgico independente, capaz de realizar cerca de 800 cirurgias oftalmológicas por mês, abrangendo procedimentos de baixa e média complexidade.

A iniciativa tem por objetivo proporcionar melhores condições de saúde visual para a população do município e poderá se tornar exemplo para outras cidades catarinenses, contribuindo para a melhoria do atendimento oftalmológico no sistema público de saúde como um todo em Santa Catarina.

Passo a passo para retirar os óculos na Ótica Pública de Florianópolis

  1. Visita ao Centro de Saúde:

    • Vá ao Centro de Saúde mais próximo da sua residência.
    • Realize a triagem inicial, onde serão avaliadas suas necessidades de saúde visual.
  2. Encaminhamento para Consulta Oftalmológica:

    • Após a triagem, se necessário, você será encaminhado para uma consulta oftalmológica no Multihospital.
    • Este encaminhamento é obrigatório para ter acesso à ótica pública.
  3. Consulta no Centro Oftalmológico do Multihospital:

    • Compareça à consulta agendada no Centro Oftalmológico do Multihospital.
    • Realize os exames necessários para avaliação da sua saúde visual.
  4. Prescrição de Óculos:

    • Se durante a consulta for identificado que você precisa de óculos, o oftalmologista fará a prescrição.
    • A prescrição será um documento essencial para retirar os óculos na ótica pública.
  5. Retirada dos Óculos na Ótica Pública:

    • Com a prescrição em mãos, dirija-se à ótica pública dentro do Multihospital.
    • Apresente a prescrição e realize a retirada dos seus óculos sem custo algum.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.