Florianópolis sanciona lei para garantir mais qualidade de vida aos idosos

A aposentada Regina Maria Koerich Guimarães, 72, não é manezinha, mas durante 60 anos dedicou-se a construir uma vida em Florianópolis. Agora, na sua aposentadoria, busca viver o melhor que a cidade tem a oferecer. “Eu moro nas imediações da Beira-Mar Norte e só de andar por aqui, ver o pôr do sol, não tem preço. A pessoa de terceira idade precisa de companhia, precisa ver gente e interagir, e nesse sentido Florianópolis é ótima”, considera.

Florianópolis sanciona lei para garantir mais qualidade de vida aos idosos

As amigas Glória e Regina não abrem mão de praticar atividade física e ressaltam que a beleza da Capital ajuda a manter a regularidade – Foto: Germano Rorato/ND

Acompanhada da amiga Glória dos Santos, 63, as duas dizem que não abrem mão de fazer atividade física, contribuindo para uma vida mais saudável. “Eu adoro caminhar, e quando junta isso com uma paisagem como Florianópolis, não tem igual. Precisamos reconhecer que a cidade ajuda”, conclui Glória.

Carlos Almeida elogiou a segurança e infraestrutura de Florianópolis  – Foto: Germano Rorato/ND

O aposentado Carlos Almeida, 70, não nega a paixão que tem pela cidade e as oportunidades que ela oferece. Ele é morador de Porto Alegre, mas devido às enchentes que assolaram o Estado vizinho, está há cerca de 40 dias na casa que tem na Ilha.

“A qualidade de vida aqui é muito boa. A minha cidade também é muito boa, mas aqui tem mais segurança, posso sair para caminhar sem me preocupar. E eu gosto muito de fazer exercício e já vi vários equipamentos espalhados na cidade voltados para a terceira idade. Adoro isso aqui”, afirmou Almeida.

Florianópolis está entre as melhores cidades do país para envelhecer, de acordo com o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) e, para garantir mais qualidade de vida para idosos na Capital, a Prefeitura de Florianópolis sancionou a lei que institui o decreto Ebapi (Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa) no município, na manhã de segunda-feira (17).

Conforme a administração municipal, o decreto visa promover a qualidade de vida das pessoas idosas e garantir o envelhecimento ativo e saudável, para a efetivação da Política Nacional da Pessoa Idosa através de políticas públicas e ações que atendam às necessidades desse segmento da população.

Esta assinatura regulariza uma estratégia que utiliza a metodologia proposta pela OMS (Organização Mundial da Saúde), adaptada para a realidade brasileira, com o objetivo de tornar as comunidades e cidades amigáveis às pessoas idosas.

“Atualmente, Florianópolis tem quase 100 mil pessoas com mais de 60 anos, e continua crescendo o número de pessoas com mais idade. A lei vem consolidar as políticas públicas que a prefeitura já executa e dar outros desafios para a nossa cidade”, declarou o prefeito Topázio Neto.

Ainda segundo a prefeitura, o município já realizou o diagnóstico e, com a aprovação da lei, os próximos passos envolvem a execução das ações que englobam oito dimensões: ambiente físico, transporte e mobilidade, moradia, participação, respeito e inclusão, comunicação e informação, oportunidades de aprendizagem, saúde e cuidado.

Todo o plano foi realizado em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, órgão do município que trabalha com direitos desta população.

Compromisso de Florianópolis

“Serão diversos eixos de atuação na área do transporte, da saúde, da educação, da mobilidade urbana, da segurança pública, além de outras atividades que a prefeitura agora assume o compromisso de trabalhar efetivamente para implementar essas políticas públicas com a participação da sociedade civil e com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa”, completa Topázio Neto.

Os municípios que se destacarem na implementação dessas ações serão reconhecidos pelo governo federal e receberão certificados e selos que atestam a eficiência e a eficácia das políticas oferecidas às pessoas idosas.

Clube Doze de Agosto será reinaugurado

A sanção da lei trouxe ainda uma excelente notícia para os saudosistas do tradicional Clube Doze de Agosto. Segundo anúncio feito pelo prefeito à NDTV, o espaço, localizado na avenida Hercílio Luz, no Centro, será reinaugurado no dia 12 de agosto, em homenagem ao seu nome.

“Nós vamos fazer a inauguração de boa parte da estrutura, em especial o salão de eventos, onde vamos receber nossos grupos de idosos de toda a cidade para confraternizar e cuidar da saúde e do espírito. Será bem bacana”, ressalta o prefeito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.