Multihospital já transforma a realidade em saúde da Capital

Unidade de Pronto Atendimento do espaço é a maior de Florianópolis – Foto: Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação

Inaugurado no dia 1º de junho, o MultiHospital, que funciona no espaço do antigo aeroporto, no bairro Carianos, no Sul da Ilha, já transforma a realidade em saúde na capital catarinense. Apenas na primeira semana em operação, o complexo registrou um volume significativo de atendimentos e procedimentos, consolidando seu compromisso de ampliar os serviços de saúde no município.

“Estamos promovendo um verdadeiro e significativo avanço para a nossa população. O MultiHospital é uma estrutura inteligente e transformadora para Florianópolis. No local, oferecemos uma infraestrutura que possibilita cuidados especializados nas mais diversas áreas, melhorando significativamente o acesso e a qualidade dos serviços de saúde”, destaca o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Apenas no CAPS 24 horas (Centro de Atenção Psicossocial), uma das principais inovações da instituição de saúde, já foram realizados 220 atendimentos entre os dias 2 e 8 deste mês. Esta é a primeira unidade do município na área a funcionar ininterruptamente, oferecendo tratamento para crises de saúde mental. “O CAPS é especialmente importante, pois   permite o acesso imediato a serviços essenciais para todas as faixas etárias, antes inexistente na nossa cidade”, explica a secretária municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci.

O local oferece atendimento porta aberta, o que significa que qualquer pessoa em crise de saúde mental, seja por transtornos mentais, uso de álcool e drogas ou outras emergências, pode buscar ajuda em qualquer horário, todos os dias. Além disso, o espaço terá leitos para acolhimento de pacientes por até 30 dias, proporcionando ambiente seguro e adequado para tratamentos intensivos, mas sem necessidade de internação hospitalar prolongada.

A presença de leitos no CAPS 24 horas é um grande diferencial. Isso permite que pacientes em crise tenham um local para estabilização e tratamento contínuo. Além do atendimento emergencial, a unidade também oferece acompanhamentos terapêuticos e agendamentos de consultas para a continuidade do atendimento.

Quase 2.000 consultas médicas e odontológicas realizadas na UPA

Na maior UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, que também passou a operar no complexo no Sul da Ilha, já foram realizadas 1.855 consultas médicas e odontológicas. Destas, 139 foram com médicos cirurgiões, 1.205 consultas clínicas, 103 atendimentos odontológicos e 408 pediátricos, ainda na primeira semana de atendimento do complexo.

Com uma área de mais de 1.500 m², a UPA é melhor estruturada para realizar atendimentos de urgência e emergência, tendo à disposição maior quantidade de leitos, áreas de observação e consultórios. “Temos uma estrutura reformada, ampla e integrada aos diversos serviços de saúde do MultiHospital. E ainda, os pacientes têm maior agilidade no acesso a exames laboratoriais e de imagem. A nossa expectativa é que a unidade traga mais eficiência para as demandas emergenciais do município”, explica a Secretária de Saúde.

Acolher Floripa

Em julho, o Espaço Acolher Floripa, focado no atendimento a mulheres cis e trans e crianças vítimas de violência, abrirá suas portas. Este serviço funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de agendamentos prévios. A abordagem inicial por profissionais de saúde permitirá uma avaliação rápida e eficiente das condições físicas e emocionais.

A integração com os serviços de Segurança Pública vai evitar o deslocamento excessivo das pessoas, centralizando o atendimento. O complexo em saúde será sede ainda da 2ª DP (Delegacia de Polícia) da Capital, o que possibilitará uma série de melhorias e novos serviços para a comunidade.

Hospital Dia

O Hospital Dia, primeiro hospital municipal de Florianópolis, dedicado a procedimentos cirúrgicos eletivos de baixa e média complexidade, já tem 2.966 procedimentos agendados para este mês, para as especialidades de otorrinolaringologia, consulta em cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia endocrinologia, urologia, raio-x, entre outras. Alguns, inclusive, já foram realizados nesta primeira semana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os serviços disponíveis no Hospital Dia estão o centro de diagnóstico por imagem, o laboratório de análises clínicas, um centro cirúrgico e um centro de oftalmologia para diagnóstico e tratamento. Conforme dados da prefeitura, o hospital é capaz de fazer, em um mês, 30.000 exames laboratoriais, cerca de 10.000 consultas, 1.570 exames de radiodiagnóstico adulto e pediátrico, 795 exames de ultrassom, 400 cirurgias eletivas gerais e 800 cirurgias oftalmológicas.

Ainda terão início no hospital os procedimentos de diagnóstico por imagem: ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia.

Ótica pública

Complexo abriga a primeira Ótica Pública municipal – Foto: Prefeitura Municipal de Florianópolis/Divulgação

O MultiHospital conta com outras novidades nos serviços públicos da Capital. Uma delas é a primeira Ótica Pública do município, com oferta de óculos (lentes + armações) gratuitos para a população. O serviço começou a operar na última segunda-feira (10) e o acesso é universal, para toda a população que seja atendida no MultiHospital e receba a indicação dos profissionais de saúde.

O MultiHospital abriga ainda um centro de infusão, uma central de material esterilizado e a Escola de Saúde Pública, que promoverá o treinamento e a educação permanente dos servidores da rede municipal de saúde. “Mais do que um prédio novo, esse é um complexo inteligente para atacar o que está travando a saúde como um todo. Igual a esse complexo, não existe. Florianópolis está à frente”, enfatiza o prefeito Topázio Neto.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.