CineSonora exibe “Fevereiros”, documentário sobre Maria Bethânia nesta quarta

Nesta quarta-feira o cineclube CineSonora volta ao Cinema Gilberto Gerlach, no CIC de Florianópolis, para mais uma sessão imperdível de filme. Em cartaz o documentário “Fevereiros”, dirigido por Marcio Deballian e dedicado à cantora Maria Bethânia. A sessão será às 19h30min e a entrada é gratuita.

Só não esqueça de chegar cedo para garanti o seu ingresso, pois há limite de ocupação e as sessões costumam lotar. A distribuição começa uma hora antes do início da sessão.

O CineSonora exibe nesta quarta-feira o documentário “Fevereiros”, sobre Maria Bethânia. A partir das 19h30 no Cinema do CIC. Entrada gratuita – Foto: Divulgação

Este é mais uma outra grande entrega do CineSonora que tem nos brindado uma programação muito quente de grandes documentários sobre música, além da exibição de videoclipes de bandas e artistas catarinenses – desta vez será “Que seja bom” de Fran Silveira.

As sessões são quinzenas, sempre às quartas-feiras. Também é importante reforçar que esta é a primeira edição do CineSonora e que começou com o pé-direito também pela parceria com o In-Edit Brasil, Festival Internacional de Documentários.

Aliás, o In-Edit acontece até domingo em São Paulo e também conta com uma programação on-line incrível (veja aqui). Com o CineSonora, o In-Edit colabora com a curadoria dos filmes nacionais exibidos pelo cineclube.

Porém, todavia, entretanto… vamos falar do filme desta quarta-feira. O Filme de Marcio Deballian mostra todo o sincretismo cultural e religioso de Maria Bethânia e a diversidade da música e da fé do povo brasileiro a partir de um episódio singular: a conquista do Carnaval do Rio de Janeiro de 2016 pela Escola de Samba Mangueira, que levou para a Sapucaí um desfile em homenagem à baiana. Conquista que acabou com 16 anos de jejum da escola verde-rosa.

O filme foi lançado em 2016 e tem 75 minutos de duração. Não esquecendo também que ao final da sessão haverá um bate-papo com artista e professora de canto Júlia Muniz.

Sinopse de “Fevereiros”

A Mangueira foi campeã do carnaval carioca em 2016 com um enredo em homenagem a Maria Bethânia. Este foi o ponto de partida de “Fevereiros”, que acompanhou a preparação da Escola – dos desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida – e percorreu uma viagem ao Recôncavo baiano acompanhando a cantora nas festas populares de sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação.

Neste percurso Rio-Bahia, o filme descobre o universo que inspirou o desfile e aponta conexões entre as tradições do recôncavo e o surgimento do samba carioca.
Conduzido por Bethânia, o filme conta ainda com depoimentos de, Caetano Veloso, Chico Buarque e do carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, entre outros, numa vibrante conexão entre o Rio de Janeiro e a Bahia.

Assista o trailer

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.