Forças de Segurança de Santa Catarina realizam abertura da Semana da Pátria

Solenidade de Abertura da Semana da Pátria foi realizada nesta segunda-feira, 2, com a chegada do Fogo Simbólico ao Palácio Cruz e Souza, no Centro de Florianópolis. O símbolo do ardor patriótico do povo brasileiro saiu do Quartel Histórico do Corpo de Bombeiros e foi transportado por militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), além de integrantes da Polícia Civil, da Polícia Científica, da Polícia Penal e da Guarda Municipal de Florianópolis, que se revezaram na condução da tocha.

“A semana que começa é um período para cada um de nós brasileiros termos orgulho da nossa pátria. Passar esse amor pelo Brasil para os jovens e crianças, manter o patriotismo e o orgulho de ter nascido nessa terra maravilhosa é muito importante. E aqui em Santa Catarina a gente comemora durante a semana inteira porque nosso povo faz questão de carregar o verde e amarelo em todos os lugares e em todos os momentos”, disse o governador Jorginho Mello.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Coube ao comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, general Gelson de Souza, acender o fogo simbólico no Palácio Cruz e Souza. Este foi o primeiro ato alusivo ao 202º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. O evento de abertura da Semana da Pátria foi organizado pelo Governo do Estado e pela Liga da Defesa Nacional, que é uma entidade cívico-cultural fundada por um grupo de patriotas em 7 de setembro de 1916, sob a liderança do poeta Olavo Bilac. A entidade tem por finalidade elevar o patriotismo e o civismo, especialmente em ações voltadas à juventude.

CBMSC anfitrião do evento

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi o anfitrião do evento, cedendo o local de onde saiu a tocha. “É motivo de muito orgulho pra corporação nesse momento ter sido nomeado anfitrião da Semana da Pátria. Uma semana onde nós relembramos, revivemos, reacendemos todos os nossos valores, o amor à nossa pátria, relembrando a independência do Brasil”, explicou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.