FAM se despede com pré-estreia da série “O Som da Ilha”

Bem rápido porque o tempo urge e a programação do Florianópolis Audiovisual Mercosul encerra nesta quarta-feira e não poderia ser de forma mais brilhante: com homenagens na tela à grande cantora e comunicadora Neide Mariarrosa.

A artista manezinha, a primeira catarinense a brilhar nacionalmente na chamada “Era de Ouro do Rádio”, é tema de dois curtas-metragens exibidos nesta edição do festival. Primeiro vou falar da pré-estreia de “Neide Mariarrosa: A Voz do Mormaço”, o primeiro episódio da série “O Som da Ilha”, produzida em Florianópolis e que será lançada em novembro pela ND TV e ND Play.

Neide Mariarrosa (1936-1994) é a personagem que abre a séria “O Som da Ilha” – Foto: Reprodução/ND

O capítulo, que abrirá a série de seis episódios, é dirigido por Maria Emília Azevedo e será exibido na sessão “Conversas FAM de Cinema”, às 16h, no Cineshow do Beiramar Shopping. A entrada é gratuita e após a exibição haverá um bate-papo sobre a série “O Som da Ilha” que tem a direção geral do cineasta Zeca Pires.

O episódio avista momentos da vida profissional da cantora Neide Mariarrosa. O inicio de sua carreira em Florianópolis, sua estadia no Rio de Janeiro e o retorno a Florianópolis.

Série documental “O Som da Ilha – Época de Ouro” terá seis episódios com as histórias de Neide Mariarrosa, Luiz Henrique Rosa, Zininho, Abelardo Souza, Gentil do Orocongo e Zequinha. Chega em novembro com exclusividade na NDTV! – Foto: NDTV00

Outra obra também em cartaz no FAM rendeu atenções ao legado da eterna Neide. O documentário “Bar da Noite”, dirigido por Marina Moros, foi exibido na Sessão de Curtas-Metragens nesta terça-feira.

O filme toma como ponto de partida o programa de rádio “Bar da Noite”, popular na Florianópolis dos anos 1950 e apresentado pela cantora. Segundo a sinopse o “documentário conta a história de uma cidade ainda provinciana que tem seus espaços de sociabilidade noturna atravessados pelas transmissões radiofônicas e a importação de jornalistas e fazeres do Rio de Janeiro”.

Ainda dá tempo para aproveitar essas últimas horas de FAM. Então cola no site e divirta-se!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.