34 anos do Código de Defesa do Consumidor: veja como acessar os serviços do Procon-SC

Nesta quarta-feira (11), o CDC (Código de Defesa do Consumidor), marco essencial na proteção dos direitos dos consumidores brasileiros, completa 34 anos. Criado pela Lei 8.078 no ano de 1990 e em vigor desde 1991, o CDC é celebrado pelo Procon-SC como uma conquista importante, mas ainda com desafios a serem enfrentados.

Quase 60 mil consumidores foram atendidos pelo Procon SC no primeiro semestre deste ano

Procon-SC atendeu quase 60 mil consumidores entre janeiro e julho deste ano – Foto: Procon SC/Reprodução/ND

A delegada e diretora do Procon de Santa Catarina, Michele Alves, destaca que, embora o CDC tenha trazido avanços significativos, é fundamental reforçar a fiscalização no órgão.

“Ainda é necessária muita fiscalização, em diversas áreas, principalmente bancária e telefonia. É preciso um órgão forte para equilibrar a vulnerabilidade do consumidor”, avalia Michele Alves.

Código de Defesa do Consumidor

Código de Defesa do Consumidor completa 34 anos em 2024 – Foto: Procon SC/Reprodução/ND

Procon-SC realiza quase 60 mil atendimentos ao consumidor no primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre deste ano, o Procon-SC realizou 59.282 atendimentos ao consumidor, atingindo uma taxa de resolutividade de 80%. Isso significa que apenas 20% dos casos registrados não puderam ser solucionados.

O órgão atende 180 municípios catarinenses que não possuem Procon municipal, além de 115 cidades que contam com um órgão local de defesa do consumidor. Michele Alves também aponta a necessidade de maior unidade e padronização nas ações dos Procons no âmbito nacional.

“Não há convergência de informação, integração de sistema, cada um quer aparecer mais que o outro. Seria interessante um planejamento de ações em termos nacionais”, sugere a delegada.

Dicas do Procon para evitar golpes e fraudes

O Procon-SC alerta os consumidores sobre a importância de se proteger contra golpes e fraudes comuns no mercado. Para evitar cair em armadilhas, o órgão recomenda:

  • Evitar cair em armadilhas de descontos irresistíveis
  • Desconfie de propostas muito vantajosas
  • Sempre negociar diretamente com o credor
  • Busque orientações junto ao Procon de Santa Catarina

Como acessar os serviços do Procon em Santa Catarina

Para iniciar uma reclamação ou denúncia online, o consumidor deve possuir cadastro no Gov.br e documentos comprobatórios com foto.

Como fazer o envio de reclamação ou denúncia online

  1. Clique no botão SOLICITAR
  2. Entre com o acesso Gov.br
  3. Preencha o formulário digital
  4. Envie os documentos e as imagens que ajudam a comprovar os fatos (quando houver)
  5. Clique no botão ENVIAR ao final do formulário
  6. Você receberá um número para acompanhar sua solicitação

Como consultar situação ou resolver pendência da solicitação

  1. Acesse o Portal sc.gov.br
  2. Entre com o acesso Gov.br
  3. Acesse a área “Minhas Solicitações”
  4. Escolha a solicitação que deseja consultar ou resolver pendência

Contatos

  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: 151
  • Site: https://www.procon.sc.gov.br 
  • Endereço: rua Trajano, 81 (esquina com Rua Conselheiro Mafra) – Centro de Florianópolis

Zap Denúncia

O Procon-SC também lançou, em julho deste ano, uma ferramenta ao consumidor: o Zap Denúncia. Com isso, qualquer pessoa que presenciar alguma ilegalidade na comercialização de algum produto ou serviço pode enviar a denúncia de maneira instantânea pelo telefone (48) 3665-9057.

'Zap Denúncia' facilita o recebimento de denúncias e reclamações

A reclamação pode ser feita através do site ou pessoalmente na sede do Procon-SC – Foto: Procon/Reprodução/ND

Procon SC disponibiliza canais de atendimento para denúncias e reclamações

É preciso saber diferenciar denúncia de reclamação. As denúncias referem-se a irregularidades que afetam um número maior de consumidores. Aumentos de preços sem justificativa ou produtos vencidos à venda são exemplos. A denúncia pode ser feita pelo Zap Denúncia, pelo site ou de forma presencial.

Já as reclamações são pessoais, referentes a compras ou serviços prestados. Geralmente elas ocorrem em compras ou serviços e devem ser registradas diretamente no site. A reclamação pode ser feita através do site ou pessoalmente na sede do Procon SC. Elas não são recebidas pelo whatsapp do Procon-SC.

Vale lembrar ainda que o telefone 151 é utilizado apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

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