Campeões de votos em 2020 trilham caminhos diversos em 2024

Onze dos 18 vereadores que obtiveram as três maiores votações em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages em 2020 vão em busca da reeleição. Dos outros sete campeões de votos, dois são candidatos a prefeito, um é candidato a vice, dois não disputam a eleição e outros dois morreram ao longo do mandato.

Dos 18 vereadores mais votados em seis municípios de SC nas eleições de 2020, 11 buscam a reeleição – Foto: Divulgação/TSE

Levantamento do Portal ND Mais aponta que os três mais votados em Blumenau, Chapecó e Joinville tentam novo mandato na Câmara Municipal. Os outros dois candidatos à reeleição são de Criciúma e Florianópolis.

Campeões de votos tentam ser prefeito e vice

Marquito (PSOL), mais votado em Florianópolis, elegeu-se deputado estadual em 2022 e agora disputa a cadeira de prefeito da Capital. Paulo Ferrarezi (MDB), terceiro colocado em Criciúma, Sul do Estado, também tenta se eleger prefeito.

Em Lages, na Serra Catarinense, o campeão de votos, Jair Junior (Podemos), é candidato a vice-prefeito na chapa da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania).

O município, aliás, é o único em que nenhum dos três campeões de votos em 2020 estará na disputa pelo cargo de vereador.

Dr. Heron (PSD), segundo colocado entre os campeões de votos, enfrenta um processo pela acusação de cobrança indevida de procedimentos com pacientes do SUS em hospital público e não vai concorrer.

O terceiro, Bruno Hartmann, eleito pelo PSL, morreu no ano passado, aos 45 anos, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral)

Gabriel Meurer (Podemos), o Gabrielzinho, terceiro mais votado em Florianópolis em 2020, foi outro da lista que morreu. Ele tinha 39 anos e estava no segundo mandato.

Com isso, o único dos vereadores campeões de votos da capital catarinense a buscar a reeleição é Josimar Pereira, o Mamá, eleito pelo DEM e hoje no União.

Em Criciúma, a campeã de votos em 2020, Roseli Pizzolo (PSDB), desistiu de concorrer e ocupa cargo na administração municipal, na área da Educação. Na cidade, a única que busca se reeleger é Giovana Mondardo (PCdoB), segunda colocada na votação.

Veja o caminho dos campeões de votos

Blumenau

  1. Bruno Cunha (Cidadania): Reeleição
  2. Professor Gilson (União): Reeleição
  3. Cristiane Loureiro (Podemos): Reeleição

Chapecó

  1. Luiz Paulo Carraro (PSD): Reeleição
  2. Dr. João (União): Reeleição
  3. Gringo Ladomenega (União): Reeleição

Criciúma

  1. Roseli Pizzolo (PSDB): Não é candidata
  2. Giovana Mondardo (PC do B): Reeleição
  3. Paulo Ferrarezi (MDB): Candidato a prefeito

Florianópolis

  1. Marquito (PSOL): Candidato a prefeito
  2. Josimar Pereira “Mamá” (União): Reeleição
  3. Gabrielzinho (Podemos): Falecido

Joinville

  1. Alisson Julio (Novo): Reeleição
  2. Diego Machado (PSD): Reeleição
  3. Tania Larson (União): Reeleição

Lages

  1. Jair Junior (Podemos): Candidato a vice-prefeito
  2. Dr. Heron (PSD): Não é candidato
  3. Bruno Hartmann (PSL): Falecido
Adicionar aos favoritos o Link permanente.