A força da base: a minutagem de atletas do sub-20 na Copa Santa Catarina do Figueirense

Em meio a uma conturbada Copa Santa Catarina, onde o Figueirense é o lanterna da competição com apenas um ponto conquistado em três jogos, um fator positivo pode ser extraído desta sequência.

Desde o início da competição, quatro jovens oriundos das categorias de base do clube vem recebendo oportunidades no time principal. O mais utilizado, Yan, de 20 anos vê seu futebol crescer sob o comando de Rodrigo Carpegiani.

Jovem Yan de 20 anos e ‘cria’ da base do Figueirense tem sido oportunizado na competição estadual – Foto: Patrick Floriani/FFC

Substituto para Camilo?

Na derrota por 1 a 0 diante do Hercílio Luz, a surpresa na escalação ficou por conta da saída do principal nome do Figueirense na temporada, Camilo, para a entrada de Yan.

Durante o jogo, Yan foi um dos jogadores que mais tentou jogadas de ataque no Furacão, e deixou o campo no segundo tempo para a entrada do veterano camisa 10, que novamente não foi bem.

Camilo tem perdido espaço nos últimos jogos do Figueirense na temporada – Foto: Ricardo Artifon/Reprodução/ND

Na entrevista coletiva pós jogo diante do Hercílio Luz, o técnico Rodrigo Carpegiani, que pertence ao sub-20 do clube e trabalhou com Yan na categoria falou sobre o desempenho do jogador e as oportunidades que ele vem recebendo.

“Temos que passar confiança e tranquilidade para ele [Yan], é um menino que vem surgindo, o Figueirense tem bom jogadores na base e que ano que vem tenho certeza que podem sim ser utilizados no quadro principal”, relatou o atual técnico do Furacão.

Talento no ataque

As principais chances para jogadores da base tem aparecido do meio para a frente da equipe, principalmente no ataque, com Kauã Ziegler e Gabriel Morais aparecendo no Figueirense.

No meio de campo além de Yan, o jovem Natan Alves também apareceu em determinado momento da competição, porém sem a frequência que Yan tem sido utilizado.

Veja uma tabela com os jogadores da base que receberam oportunidades nesta Copa Santa Catarina e a minutagem:

  • Yan – 20 anos – 121 minutos – 3 jogos – meia
  • Kauã Ziegler – 103 minutos – 3 jogos – atacante
  • Gabriel Morais – 78 minutos – 2 jogos – atacante
  • Natan Alves – 22 minutos – 1 jogo – meia

Dos 270 minutos disputados pelo Figueirense na Copa Santa Catarina portanto, Yan disputou 121 minutos e os três jogos da equipe, sendo um como titular e dois como reserva.

Sobre as oportunidades que vem recebendo, Yan ressaltou o relacionamento com Rodrigo Carpegiani e avaliou seu desempenho com a camisa do Furacão.

“Eu sempre trabalhei por essa oportunidade, me dediquei muito e agora estou desfrutando. O Rodrigo é um cara excepcional, um treinador que eu tenho uma admiração muito grande e desde a base ele sempre me ajudou bastante”, disse o jovem.

Técnico Rodrigo Carpegiani (dir.) tem oportunizado joens da base do Furacão na Copa SC – Foto: Patrick Floriani/FFC

Agenda do Furacão

Ainda buscando os primeiros três pontos na Copa SC, o Figueirense recebe o Barra no estádio Orlando Scarpelli na próxima quinta-feira (26) às 20h.

Para o confronto, o técnico Rodrigo Carpegiani terá o retorno do lateral Samuel que cumpriu suspensão na última partida e volta a ficar a disposição do treinador.

Atualmente o Figueirense é o último colocado na competição com um ponto em três jogos, possuindo a pior defesa e pior ataque com seis gols sofridos e apenas dois marcados (ao lado da Chapecoense).

Standings provided by Sofascore

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.