Mostra de Cinema Japonês e doc africano nas telas do CIC nesta quinta

Mas que feliz coincidência: os cinemas japonês e africano se encontram no CIC nesta quinta-feira com sessões de filmes gratuitos. Temos a primeira edição da Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis, que abre na quinta e vai até domingo, e o Cineclube África no Cinema, com sessão única neste 26 de setembro.

A comédia romântica “Little Nights, Little Love”, abre nesta quinta a 1ª Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis, com entrada gratuita, no CIC – Foto: Divulgação

Começo pela estreia da Mostra de Cinema Japonês que apresentará, também em sessões gratuitas, uma série de produções originais daquele país. São 11 filmes ao todo, entre ficção, dramas, comédias e animações premiadas e que serão exibidos tanto no Cinema Gilberto Gerlach como na nova salinha de projeção do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), ambos no Centro Integrado de Cultura.

Entre os destaques teremos o drama e romance “Little nights, little love”, de Rikiya Imaizumi, logo para a sessão de abertura, nesta quinta, às 16h, no Cinema do CIC. A partir das 19h, vai para a telona do auditório do MIS a comédia “Segunda Chance”.

A programação completa você encontra no site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Mas também não há como não deixar de falar das animações, outra marca registrada do cinema japonês, e que estará presente na mostra. A parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis renderá ótimas sessões com clássicos animes como “Kappa: o duende do rio e o Sampei” e o emocionante “Ponyo”, entre outros.

A programação infanto juvenil traz algumas clássicas animações japonesas, como a comovente “Ponyo” – Foto: Divulgação

A mostra reúne obras produzidas de 2006 a 2022, com temas que retratam desde as relações humanas, as artes e tradições, e trazem reflexões sobre a vida e a sociedade. A entrada para todas as sessões é gratuita e por ordem de chegada.

A iniciativa é da Organização Nipocultura de Florianópolis, com o apoio institucional da Fundação Japão em São Paulo, e conta com o apoio da Mostra de Cinema Infantil e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio FCC e MIS/SC.

África na tela!

Já o Cineclube África no Cinema exibirá às 19h30, no Cinema Gilberto Gerlach, no CIC, o documentário “Boko Haram”, produção franco-camaronesa de 2003. A entrada é gratuita. O cineclube faz parte das atividades de extensão do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da UFSC e tem o apoio da Aliança Francesa de Florianópolis e do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC) de Santa Catarina.

Documentário “O Espectro de Boko Haram” é o filme da vez do Cineclube África no Cinema, também nesta quinta no CIC – Foto: Divulgação

Sinopse de Boko Haram

Um grupo de crianças transforma a própria realidade em meio aos perigos do conflito armado no extremo norte de Camarões, onde desde 2014 a organização terrorista Boko Haram lidera ataques contra aldeias e a população local.

Conhecemos Falta, uma garota estudiosa e trabalhadora que tenta lidar com a morte do pai em um atentado, e seu colega de classe, Ibrahim —junto do irmão mais velho, Mohamad—, que equilibram a energia da infância com um passado traumático que os afasta da inocência de seus 8 e 11 anos.

Trailer de “O Espectro de Boko Haram”

Programe-se: 1ª Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis

Quando: De quinta-feira (26) a domingo (29)
Onde: Cinema Gilberto Gerlach e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis
Entrada: Gratuita, por ordem de chegada.

QUINTA-FEIRA (26)

16h – Abertura com exibição do filme “Little nights, little love”, de Rikiya Imaizumi. Cinema do CIC

19h30 – Sessão com o filme “Segunda Chance”, de Kenji Uchida . Sala MIS/SC.

SEXTA-FEIRA (27)

16h – Sessão com o filme “Entre nós”, de Yasuo Okuaki. Sala MIS/SC

19h30 – Sessão com o filme “O lugar onde pertenço”, de Shinji Azuma. Sala MIS/SC

SÁBADO (28)

14h – Sessão com o filme “Kappa: o duende do rio e o Sampei”, de Toshio Hirata. Sala MIS/SC

16h – Sessão com o filme “As linhas que me definem”, de Nori Koizumi. Sala MIS/SC

16h – Sessão infantil com a animação “Ponyo”, de Hayao Miyazaki. Cinema do CIC

18h – Sessão infantil com a animação “5 Centímetros por segundo”, de Makoto Shinkai. Cinema do CIC

19h30 – Sessão com o filme “O Trem Hankyu: um milagre de 15 minutos”, de Yoshishige Miyake. Sala MIS/SC

DOMINGO (29)

16h – Sessão com o filme “Lanchonete Kamome”, de Naoko Ogigami. Sala MIS/SC

19h30 – Sessão com o filme “Summer Blooms”, de Ryutaro Nakagwa. Sala MIS/SC

Programa-se – Cineclube África no Cinema exibe o documentário “O Espectro de Boko Haram”

Quando: Quinta-feira (26), 19h30
Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no CIC, Florianópolis
Entrada: Gratuita e acesso por ordem de chegada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.