Florianópolis é eleita a cidade mais criativa do Brasil

Florianópolis foi eleita a cidade mais criativa do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), elaborado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), uma das mais tradicionais escolas de negócios do país. O índice, que analisa as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, utiliza indicadores baseados em dados sobre economia criativa: capacidades humanas, conectividade espacial e ambiente cultural e empreendedorismo.

Florianópolis se destacou principalmente pelos seus avanços em educação superior e empreendedorismo. Desde 2019, a cidade apresenta o maior índice de pessoas com ensino superior completo no Brasil. A cidade também se sobressai por sua conectividade digital, sendo a capital com o melhor acesso à internet banda larga fixa. Além disso, Floripa é a cidade brasileira com a maior taxa líquida de criação de empresas per capita.

O índice também aponta Florianópolis como a capital mais segura do país, o que contribui para um cenário ainda mais propício para o desenvolvimento de negócios criativos.

*Prefeitura promovendo resultados*

A capital catarinense promove o crescimento econômico através de iniciativas como o Floripa Mais Empregos, que conecta empresas, vagas de trabalho e capacitação profissional com a população local. Outro destaque é o Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que apoia gestores públicos no direcionamento e aceleração do desenvolvimento socioeconômico. Além disso, o programa Floripa Mais Tec oferece cursos gratuitos em tecnologia para jovens e adultos de baixa renda, abrindo portas para novas oportunidades profissionais, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida dos participantes.

*Ranking das 10 cidades mais criativas do Brasil (IDPEC 2023):*

1. Florianópolis (SC) – 0,91

2. Vitória (ES) – 0,83

3. Curitiba (PR) – 0,76

4. São Paulo (SP) – 0,72

5. Brasília (DF) – 0,71

6. Palmas (TO) – 0,66

7. Goiânia (GO) – 0,66

8. Belo Horizonte (MG) – 0,62

9. Porto Alegre (RS) – 0,61

10. Cuiabá (MT) – 0,60

Adicionar aos favoritos o Link permanente.