Morre Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden que se apresentaria em SC este ano

Ídolo do rock, o cantor Paul Di’Anno morreu nesta segunda-feira (21), aos 66 anos. O ex-vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden tinha uma conexão especial com o Brasil e já veio para Florianópolis, Santa Catarina.

Músico Paul Di'Anno canta sentado em uma cadeira de rodas

O ex-vocalista do Iron Maiden passou por cirurgias complexas e se apresentava em cadeira de rodas – Foto: Divulgação/ND

Paul Di’Anno morreu em sua casa em Salisbury, na Inglaterra, e a causa ainda não foi divulgada. O músico inglês sofria com diversos problemas de saúde e ficou sete anos afastado dos palcos.

Ele passou por três cirurgias complexas no joelho em 2022, com ajuda financeira do Iron Maiden. Mesmo debilitado, continuou a se apresentar em cadeira de rodas e fez mais de 100 shows desde 2023.

Cantor Paul Di'Anno em show lotado

O cantor inglês cancelou sua turnê de despedida no Brasil em 2024 devido a problemas de saúde – Foto: Instagram/Divulgação

Paul Di’Anno foi a voz do Iron Maiden de 1978 a 1981, gravando os dois primeiros álbuns da banda, “Iron Maiden” e “Killers”. O vocalista acabou expulso do grupo devido ao abuso de drogas e álcool, sendo substituído por Bruce Dickinson.

Ele seguiu carreira solo e também criou novas bandas: Gogmagog, Battlezone, Killers e RockFellas. A última, formada em 2011, reuniu os músicos brasileiros Canisso (baixista dos Raimundos), Marcão (ex-guitarrista do Charlie Brown Jr.) e Jean Dolabella (ex-baterista do Sepultura).

Paul Di'Anno quando era vocalista do Iron Maiden, entre 1978 e 1981

Paul Di’Anno foi vocalista do Iron Maiden nos dois primeiros álbuns da banda, entre 1978 e 1981 – Foto: Internet/Divulgação

Em 2012, Paul Di’Anno foi condenado a nove meses de prisão na Inglaterra por receber benefícios indevidos do governo. No entanto, ele foi solto após dois meses por apresentar bom comportamento.

Paul Di’Anno era ‘metade brasileiro’ e cancelou shows que faria em SC

O ex-vocalista do Iron Maiden revelou que tinha dupla cidadania, brasileira e britânica, porque é filho de pai brasileiro. Ele chegou a morar em São Paulo e torcia para o Corinthians.

Além disso, dois dos seis filhos de Paul Di’Anno nasceram no Brasil. O cantor se casou cinco vezes ao longo da vida.

Ano passado, ele fez uma extensa turnê pelo Brasil e agitou a capital catarinense em 8 de fevereiro de 2023, no Célula Showcase. Paul Di’Anno já tinha data marcada para voltar, mas precisou cancelar os shows em Florianópolis no dia 22 de maio deste ano e em Criciúma no dia 23.

Paul Di'Anno em show em Florianópolis, registrado por fãs em 2023

Paul Di’Anno se apresentou na Cédula Showcase, em Florianópolis, em fevereiro de 2023 – Foto: Reprodução/Youtube

A turnê de despedida do roqueiro contava com 40 shows em cidades brasileiras. O empresário Stjepan Juras anunciou em abril que, se as condições de saúde do cantor melhorassem, ele se apresentaria no Brasil em setembro e outubro deste ano.

“Considerando o seu estado, as circunstâncias desfavoráveis e muitas outras condições, Paul infelizmente não conseguiu organizar plenamente o que pretendia. Para piorar, contraiu um vírus (uma espécie de gripe) que piorou drasticamente a sua saúde e respiração”, comunicou o empresário na ocasião.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.