Fábio Botelho, o nome de confiança de Topázio Neto

Aos poucos vai tomando forma o governo Topázio 2 em Florianópolis. A ocupação das secretarias setoriais será pela geografia das urnas, mas o núcleo duro do prefeito já está sendo desenhado. Um nome está mais que confirmado, o de Fábio Botelho, que será o braço direito do prefeito e vai ocupar a Chefia de Gabinete.

Botelho, que na pré-campanha municipal licenciou-se para cuidar da organização da campanha, já retornou à prefeitura. Por enquanto está lotado como Secretário Executivo do Conselho Superior de Gestão (SEC), onde foi nomeado nesta quinta-feira (28). Porém, em janeiro, no início do novo governo, assume inteiramente a chefia de Gabinete.

Ele é disparado o homem de maior confiança do prefeito Topázio Neto. Tem a amizade do chefe do Executivo de longa data. Quando assumiu, na renúncia de Gean Loureiro, Topázio já o posicionou estrategicamente no seu núcleo duro, na condição de Secretaria Municipal de Governo. Agora, o desafio será maior.

Novos projetos

Botelho vai ocupar o espaço estratégico de Carlos Eduardo de Souza Neves, o Mamute. Ambos cultivam uma relação de água e óleo e não ocupam o mesmo espaço por divergências que já ficaram evidentes no atual governo.

Mamute sai da prefeitura porque quer e avalia novos projetos. De acordo com as informações de bastidores, seu nome está sendo lembrado com muita força para integrar a Secretaria de Casa Civil do Governo do Estado, possivelmente como adjunto. Sua missão seria ajudar na articulação política do governador Jorginho Mello, mirando sua sucessão.   

Carlos Eduardo Mamute

Casa Civil

Quem está sendo especulado para substituir Carlos Eduardo Mamute na Secretaria de Casa Civil é outro nome forte do governo Topázio. Trata-se de Ronaldo Freire. O experiente articulador político desempenhou tarefas no atual governo especialmente na chefia de Gabinete.

Porém, Freire nega que tenha recebido convite e deixa o assunto em banho-maria. “Especulação…. não  fui convidado, estou me organizando para parar…. aproveitar um pouco da minha vida com a família”, comenta.

Vereadores

Ainda nos bastidores, é dado como certo que ao menos dois vereadores serão chamados para compor o governo: Roberto Katumi (PSD) na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Manu Vieira (PL) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico que terá anexado o Turismo, a partir da reforma administrativa enviada por Topázio para a Câmara.  

Caso isso se confirme, assumem os primeiros suplentes: Ingo Camara pelo PL e Ricardo Diácono pelo PSD.

Fogo amigo

Corre nos bastidores de São José que o vereador Nardi Arruda poderá deixar o PSD, partido ao qual concorreu a reeleição neste ano e conquistou novo mandato na Câmara com 2.712 votos, sendo um dos mais votados. O problema é que algumas divergências da própria campanha seguem fervilhando. Fogo amigo queima mais que bala inimiga.

Nega

Nardi Arruda nega veementemente que vá deixar o PSD. Procurado por este colunista, ele rechaça a possibilidade de deixar os pessedistas.  

“Sua fonte deve ter falado de outra pessoa. Não tivemos nenhum problema dentro do PSD nem na campanha e nem fora dela. Sigo firme no PSD, o maior partido do Brasil (em número de habitantes governados e em número de prefeituras). E em São José conquistamos uma eleição contra a máquina estadual e ajudamos a reeleger nosso prefeito Orvino e o vice Michel com mais de 51mil votos e ainda fizemos a maior bancada na câmara (05 vereadores). Os candidatos do PSD fizeram 27mil votos nessa eleição, o segundo partido foi o MDB com 21mil e o terceiro o PL com 19mil. Os 27 mil votos são mérito de toda a nominata, os 20 candidatos, que juntamente com este vereador, levantaram a bandeira do 55 com muito orgulho”, respondeu.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Unicrea

A Universidade Corporativa do Crea-SC, a Unicrea, atingiu nesta semana a marca de 5 mil certificações. Com cursos que vão de atualizações normativas a aperfeiçoamento técnico e gerencial, a plataforma tem sido uma aliada na capacitação de profissionais de engenharia, agronomia e geociências, fortalecendo a atuação do setor em Santa Catarina.

O presidente do Crea-SC, Eng. Kita Xavier, idealizou a Unicrea para levar mais conhecimento e excelência ao mercado.

Segundo o assessor especial de aperfeiçoamento profissional e coordenador da Unicrea, Dr. Eduardo Bridi, este marco representa o impacto positivo da iniciativa. Para ele, “atingir 5 mil certificações mostra o compromisso do Crea-SC com a educação continuada e o desenvolvimento profissional. Cada certificado significa mais segurança, inovação e qualidade no mercado. E esse resultado só foi possível graças à visão da gestão do Crea-SC e ao engajamento dos profissionais que entendem que a capacitação transforma realidades”.

Assessor especial de aperfeiçoamento profissional e coordenador da Unicrea, Dr. Eduardo Bridi

Júlio vai comandar a Alesc novamente

O deputado estadual, Júlio Garcia (PSD) está com sua condução à presidência da Alesc muito bem encaminhada. Não é segredo de ninguém que as grandes costuras no legislativo Catarinense passam pelas mãos do parlamentar. Assim foi a eleição do atual presidente Mauro de Nadal (MDB) tendo Garcia como maestro. Agora o que se espera do MDB é a reciprocidade, que deverá vir.

Nessa semana os apoios já começaram de bancadas como o PP, Novo, Republicanos, Podemos e União Brasil. O mesmo movimento deverá ser feitos pelos demais partidos, inclusive os mais à esquerda. Quanto ao PL, parte da bancada já se declarou Garcia. Ao final, o que se imagina, é a unanimidade, numa recondução à presidência sem concorrência.

O Lira da Alesc

Júlio Garcia é o deputado mais longevo em termos de mandato na Alesc e se consolidou ainda mais ao retornar do Tribunal de Contas para o jogo político. Mas, essa era Garcia tem data para terminar: 31 de dezembro de 2026 quando o deputado encerra o atual mandato. A decisão já foi tomada e na eleição de 2026 Garcia vai buscar um mandato na Câmara dos Deputados. O parlamento catarinense ficará sem o seu “Lira”, numa alusão ao poderoso presidente do Congresso, o deputado Arthur Lira (PP).

Katumi protocola representação no TCE-SC

O vereador Roberto Katumi (PSD) protocolou, nesta sexta-feira (29), uma representação no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em face do Projeto de Lei Complementar 040/2023, que cria a Microrregião de Águas e Esgoto de Santa Catarina (MIRAE-SC). O parlamentar critica a falta de discussão do PLC com as 90 cidades que compõem a Microrregião e aponta que o projeto não está em conformidade com o Marco Legal do Saneamento.

Entre os pontos questionados, o vereador destaca a inclusão de Palhoça, que já não faz parte da CASAN, e alerta para o risco de o PLC comprometer as metas de saneamento em Florianópolis até 2033.

“Estamos protocolando essa apresentação para também termos uma posição do Tribunal de Contas do estado de Santa Catarina, para que Florianópolis possa ser ouvida, que possamos debater mais sobre esse PLC que realmente vai mudar a vida das pessoas. Como vereador da Capital, cabe a mim fazer essa representação e ouvir do Tribunal de Contas se há base legal, se é constitucional, para que ele possa estudar os apontamentos”, disse.

Katumi solicitou ao TCE a avaliação da legalidade do projeto, para garantir que ele atenda aos requisitos legais e constitucionais.

Saneamento

O Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (SENGE-SC) promoveu, nesta semana, no auditório do CREA-SC, o evento PPP no Saneamento. A iniciativa reuniu representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do BNDES, da CASAN, da Companhia Águas de Joinville (CAJ) e da Tálamo Consultoria e Gestão, além de engenheiros e especialistas. O objetivo foi debater experiências e propor soluções para os desafios das Parcerias Público-Privadas no setor de saneamento.

“Ainda há desafios importantes para avançar com PPPs no saneamento em Santa Catarina”, destacou a presidente do SENGE-SC, engenheira Roberta Maas. O evento reforça a colaboração entre governo, iniciativa privada e sociedade, ampliando as perspectivas de inovação e transformação no setor no estado.

Seminário promovido pelo Senge-SC

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

O post Fábio Botelho, o nome de confiança de Topázio Neto apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.