Quem é Carla Ayres, deputada lésbica de SC que assume vaga na Câmara federal

Carla Ayres (PT) tomou posse como a mais recente deputada federal de Santa Catarina nesta quarta-feira (26). A parlamentar permanecerá no cargo pelo prazo de 120 dias, em substituição ao deputado Pedro Uczai (PT).

Carla Ayres (PT) tomou posse na tarde desta quarta-feira (26)

Carla Ayres (PT) tomou posse nesta quarta-feira (26); ato marca o retorno do PT da capital catarinense na Câmara Federal após 18 anos – Foto: Câmara Federal/Divulgação/ND

A posse não mudou os planos da parlamentar, que já anunciou sua pré-candidatura à reeleição como vereadora em Florianópolis nas Eleições 2024. Em seu discurso, Carla Ayres destacou o fato da capital catarinense ter sido a única capital brasileira sem representantes na Câmara Federal.

“Nesta legislatura, Florianópolis foi a única capital brasileira sem representantes nesta casa e meu compromisso nos próximos dias é também representar republicanamente estes mais de 1 milhão e meio de catarinenses dessa região”, destacou Carla Ayres.

Ayres reforçou o compromisso com a defesa da democracia, da região da Grande Florianópolis e com os valores defendidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Assumo com o compromisso de lutar pela nossa região e por todos os valores que o PT defende,” afirmou.

Carla Ayres será pré-candidata à reeleição como vereadora em Florianópolis

Carla já anunciou sua pré-candidatura à reeleição como vereadora em Florianópolis nas Eleições 2024 – Foto: Câmara Federal/Reprodução/ND

Primeira mulher suplente da federação Brasil da Esperança

Carla Ayres (PT) recebeu 39.609 votos nas Eleições de 2022, tornando-se a primeira suplente da federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Em trecho de seu discurso, ela afirmou que vai assegurar os direitos civis e contribuir para a harmonia entre os poderes para o bem da população.

“Somente assim poderemos recuperar o nível de confiança da opinião pública junto a este Parlamento. Floripa voltou à Casa do Povo pela voz de uma mulher e essa voz jamais será licenciada por aqueles que tentam atacar nossas vidas e nossos direitos”, disse Ayres.

Carla Ayres foi a primeira vereadora assumidamente lésbica de Florianópolis

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde os 16 anos de idade, Carla Ayres é formada em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Maringá. Ela possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Carla Ayres recebeu 39.609 votos nas Eleições de 2022

Primeira vereadora de Florianópolis assumidamente lésbica, Carla Ayres (PT) recebeu 39.609 votos nas Eleições de 2022 – Foto: Instagram/Reprodução/ND

Atualmente, está cursando Administração Pública na UDESC. Desde a adolescência, atuou em movimentos sociais ligados à pauta feminista e LGBTQIAPN+. Em 2020, tornou-se a primeira vereadora assumidamente lésbica eleita na história de Florianópolis.

Na Câmara Municipal, a parlamentar presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero e atualmente preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Carla também foi designada como primeira Procuradora Especial da Mulher durante o segundo semestre de 2023.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.