Cresce demanda por aluguel de imóveis na Grande Florianópolis

Cresce demanda por aluguel de imóveis na Grande Florianópolis

Empresa oferece uma ampla variedade de imóveis e atendimento personalizado – Foto: Ibagy/Divulgação

Com praias e paisagens naturais de tirar o fôlego, alta qualidade de vida, desenvolvimento urbano e um mercado de trabalho em expansão, a Grande Florianópolis se destaca no Brasil e no exterior e atrai cada vez mais visitantes e moradores.

A região foi a  que mais cresceu no país nos últimos 12 anos, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022. Apenas a capital catarinense teve alta de 27,53% da população no período e hoje abriga 537.213 habitantes.

Esse crescimento se reflete em uma transformação significativa no setor imobiliário, com um aumento expressivo na procura por imóveis para aluguel. Essa demanda, intensificada em 2024, é impulsionada por uma combinação de fatores socioeconômicos que estão redefinindo a dinâmica da habitação na região.

Mudanças impulsionam procura pela modalidade

A flexibilidade oferecida pelo aluguel é outro fator determinante para esta demanda. Profissionais jovens e famílias que podem precisar se mudar por motivos de trabalho ou estudo veem nesta opção de moradia uma alternativa vantajosa.

A tendência crescente pelo trabalho remoto também tem levado muitas pessoas a optarem por alugar imóveis em diferentes localidades, aproveitando a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, conhecer e usufruir destas novas localidades, um cenário já bastante conhecido pelas empresas do segmento.

“O trabalho remoto permite que o locatário possa optar por residir em um local que lhe proporcione mais qualidade de vida. A Grande Florianópolis se provou como a melhor opção para esses nômades digitais. Durante e após a pandemia, o fluxo de locações para esses clientes se consolidou ainda mais”, destaca Victor Ibagy, gerente de Marketing e Pré-Vendas da imobiliária Ibagy, da Grande Florianópolis.

Com 54 anos de história e sete agências em Florianópolis, SãoJosé e Palhoça, é referência no mercado da região – Foto: Ibagy/Divulgação

A segurança também desempenha um papel fundamental neste boom imobiliário registrado na região. Florianópolis é considerada a capital mais segura do Brasil, de acordo com o  Atlas de Segurança 2024. Essa conquista atrai pessoas que buscam imóveis na cidade para desfrutar de mais tranquilidade e qualidade de vida.

Além disso, a valorização constante dos imóveis na Grande Florianópolis torna a compra de propriedades inacessível para boa parte da população. “Muitas pessoas têm o sonho de vir para Florianópolis e morar perto de praias e belezas naturais. Por vezes, o valor de aquisição de um imóvel nessa região se prova muito alto, trazendo assim, o aluguel como uma opção viável para a moradia no local desejado”, explica Victor.

Mudanças no perfil dos inquilinos

O perfil dos inquilinos também passa por mudanças. Há um aumento no número de famílias jovens, casais e profissionais autônomos buscando moradia na região. Esse público valoriza a flexibilidade, praticidade e menor investimento inicial, características que o aluguel oferece. Millennials e a Geração Z, por exemplo, tendem a priorizar a mobilidade e a experiência sobre a propriedade de imóveis.

Com a intensificação da busca por imóveis, encontrar uma moradia adequada se torna um desafio, exigindo rapidez e assertividade dos inquilinos. É essencial que os interessados pesquisem com antecedência e avaliem diversas opções. Para essa busca, contar com uma imobiliária experiente e bem estabelecida faz toda a diferença. A Ibagy, com 54 anos de história e sete agências em Florianópolis, São José e Palhoça, é referência no mercado de aluguel de imóveis na Grande Florianópolis.

“A mudança de cultura aumenta ainda mais a demanda por aluguel. Hoje, a geração do ‘ter’ dá espaço para a geração do ‘experimentar’. Sendo assim, ao invés de adquirir um imóvel em uma região que não sabem se irão gostar, esse novo público prefere primeiro alugar, para conhecer o local e ver se supre as suas necessidade de mobilidade e qualidade de vida”, ressalta o gerente de Marketing e Pré-Vendas da Ibagy. A imobiliária tem a maior carteira de imóveis da região e é líder em presença digital, o que facilita a conexão entre inquilinos e proprietários.

Inovações no mercado imobiliário

Ibagy oferece novas opções em moradia que proporcionem conforto, praticidade e qualidade de vida – Foto: Ibagy/Divulgação

O mercado imobiliário está se adaptando à crescente demanda por aluguel, oferecendo novas modalidades de locação com foco na praticidade e comodidade. Studios, lofts e apartamentos mobiliados estão entre as opções mais procuradas de imóveis,  já que possibilitam soluções práticas para diferentes necessidades. “As novas e facilitadas modalidades de aluguel vem para suprir a necessidade desse novo público de clientes”, comenta Victor Ibagy.

Além disso, a empresa tem investido em tecnologia e serviços personalizados para melhorar a experiência dos seus clientes.”A modernização dos processos e serviços permite que possamos atender cada vez melhor, os novos proprietários e locatários da região. Sem perder, é claro, a humanização e o cuidado com o cliente”, ressalta ele.

Perspectivas futuras

Com a demanda por aluguel em alta e o perfil dos inquilinos em constante evolução, a Grande Florianópolis continua a se adaptar e evoluir para atender às necessidades de uma população diversificada e em busca de qualidade de vida.

A Ibagy com sua vasta experiência e liderança no mercado, avalia que o futuro do mercado de aluguel na Grande Florianópolis é promissor, com expectativas de crescimento contínuo. A combinação de fatores como o crescimento populacional, a valorização dos imóveis e as mudanças no perfil dos inquilinos indica que a demanda por aluguel continuará a aumentar. “Olhamos o futuro do mercado imobiliário na região da Grande Florianópolis com muito otimismo e comprometimento. Nosso objetivo é seguir oferecendo um atendimento humanizado, e inovando digitalmente para poder melhorar mais ainda a experiência do cliente”, conclui Victor Ibagy.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.