Vereador e secretária municipal: quem são os alvos da terceira fase da Operação Presságio

Vereador, secretária municipal e servidores da Câmara de Vereadores e prefeitura. Nesta sexta-feira (28), a Polícia Civil cumpriu 26 mandados de busca e apreensão, além de seis pedidos de afastamento de cargos públicos, na terceira fase da Operação Presságio.

Polícia Civil apreende equipamentos eletrônicos no gabinete do vereador Guilherme Pereira (PSD), na terceira fase da Operação Presságio

Polícia Civil apreende equipamentos eletrônicos no gabinete do vereador Guilherme Pereira (PSD) – Foto: Flávio Tin/ND

As buscas foram cumpridas nas cidades de Florianópolis e São José, em endereços residenciais ligados aos investigados e também em endereços públicos, como a Câmara de Vereadores e a Secretaria do Continente.

Um dos alvos desta fase da Operação Presságio possui cargo comissionado junto ao gabinete do vereador Guilherme Pereira (PSD). O parlamentar também teve o endereço residencial incluído na lista.

Quem são os investigados na terceira fase da Operação Presságio

Conforme consta no inquérito policial, foi solicitado afastamento de seis pessoas das funções públicas. São elas:

  • Adriano Weickert*, superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura de Florianópolis;
  • Kely Mattos de Figueiredo, Secretária Municipal do Continente e Assuntos Metropolitanos;
  • Adriano de Souza Ribeiro, funcionário em cargo de comissão na Câmara de Vereadores;
  • Erick Klauss Assis Schmidt, Chefe do Departamento Administrativo Financeiro da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis/SC;
  • Guilherme Dias Pires, Gerente de Pagamentos e Prestação de Contas da Secretaria da Fazenda de Florianópolis;
  • Ezequiel Luiz Costa de Lima, servidor terceirizado da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis.

* Adriano Weickert é pré-candidato a vereador e, por isso, já deixou a pasta.

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão na Câmara de Vereadores de Florianópolis – Foto: Paulo Mueller/ Reprodução/ ND

Seis servidores devem ser exonerados de cargos públicos

O judiciário aceitou pedido de afastamento para seis servidores que possuem cargos comissionados e ocupam funções públicas.

Pela manhã, a mesa diretora da Câmara de Vereadores encaminhou pedido de exoneração do servidor investigado, Adriano de Souza, medida que deve ser publicada no Diário Oficial até a noite.

Operação Presságio chega à terceira secretaria de Florianópolis

As investigações iniciaram para apurar o cometimento de crimes ambientais de poluição e instalação de atividade sem a devida licença, no terreno adjacente à Passarela Nego Quirido, durante greve da Comcap. Crimes contra a administração pública também foram apurados.

Posteriormente, descobriu-se um esquema de desvio de dinheiro público instalado dentro da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis. Os envolvidos utilizavam contratos de fomento, entre município e organizações da sociedade civil, para mascarar o esquema.

Na etapa cumprida durante a sexta-feira, a Polícia Civil chegou à Secretaria Municipal do Continente e Assuntos Metropolitanos, tendo como alvo a atual secretária, Kely Mattos de Figueiredo. Ela é apontada como responsável pelas associações que receberiam verba oriunda da Secretaria de Esportes.

O que dizem as defesas

O advogado Alceu Pinto, que representa o superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura de Florianópolis, Adriano Weickert, informou que aguarda ter acesso aos autos do processo para se manifestar, mas confirmou que o mandado foi cumprido no endereço do cliente.

A reportagem tenta contato com as defesas dos demais investigados.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.