Paulo Bornhausen aceita convite de Jorginho para assumir Secretaria de Articulação Internaciona

Uma década depois, o ex-deputado federal Paulo Bornhausen (PSD) está de volta ao governo do Estado. No final da manhã desta quarta-feira, ele disse “sim” ao convite feito pelo governador Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria Executiva de Articulação Internacional.

Paulo Bornhausen aceitou convite do governador Jorginho Mello para assumir Secretaria Executiva de Articulação Internacional, que vai responder também por projetos especiais – Foto: Divulgação / ND

A nomeção deve ser confirmada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, incluindo uma mudança no nome da pasta, que passa a se chamar Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Especiais.

O adendo foi alinhado entre Jorginho Mello e Paulo Bornhausen para incluir a secretaria em discussões estratégicas. A primeira ideia é linhar o governo estadual ao InovaAmfri, articulado pelo ex-deputado com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que aprovou projeto junto ao Banco Mundial para financiar obras de mobilidade urbana nos municípios da região.

Entre as obras previstas no financiamento está o túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes. O Banco Mundial aprovou um financiamento de 90 milhões de dólares para os projetos, com 30 milhões de dólares de contrapartida dos municípios e expectativa de atração de 42 milhões de dólares em investimentos do setor privado.

A ideia é associar o governo estadual e à SC Par à iniciativa das prefeituras, através de consórcio e associação, e replicar esse modelo em outras regiões para tirar o papel demandas históricas, principalmente na área de infraestrutura.

“O governador Jorginho Mello primeiro consertou a bagunça deixada pelo governo anterior e agora soma esforços para a construção da Santa Catarina do futuro. É bom ter um governador que olha para o futuro”, disse Paulo Bornhausen logo após aceitar o convite.

Paulo Bornhausen volta ao governo

Paulo Bornhausen foi deputado estadual e deputado federal por três mandatos. Entre 2011 e 2014, capitaneou a antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável no primeiro mandato de Raimundo Colombo (PSD), quando a pasta foi responsável pela implantação do conceito dos Centros de Inovação estaduais e pelas articulações para a instalação da fábrica da BMW em Santa Catarina.

O ingresso de Bornhausen no governo Jorginho não tem aval oficial do PSD estadual. O ex-parlamentar deve se licenciar se funções partidárias enquanto estiver à frente da secretaria. Em 2022, Bornhausen tentou retornar à Câmara dos Deputados, ficando com a terceira suplência do PSD.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.