Desterro Autoral leva Dirty Grills para o TICEN e anuncia novas ações na cidade!

O projeto Desterro Autoral retoma a ação “Na Rua” para uma nova intervenção, desta vez com a banda Dirty Grills, no TICEN, no Centro da Capital. Será às 18h, bem na hora do “lusco fusco” e da muvuca do público que estará a caminho da volta do trabalho ou chegando para uma nova jornada.

O projeto também divulgou o seu calendário de ações para os próximos meses com o anúncio de novas intervenções urbanas, mini festivais e encontros. Acompanhe toda a programação no Instagram do projeto.

As garotas da banda Dirty Grills são o destaque do projeto Desterro Autoral que nesta sexta-feira fará barulho no TICEN, em Floripa, a partir das 18h – Foto: Adriano Debortoli/Divulgação/ND

Sobre o evento desta sexta, o Desterro Na Rua leva para o contato direto com o público uma das bandas mais comentadas no cenário do rock independente catarinense e brasileiro.

Formada em 2021, em Florianópolis, pela vocalista e guitarrista Jéssica Gonçalves e pela baterista Mariel Maciel, o duo faz um barulho incrível com seu rock que transita por vertentes como o grunge, garante, punk e stoner. A personalidade das letras das garotas as colocam também na linha de frente do protagonismo feminino no rock brasileiro.

Em abril de 2024, a banda lançou o segundo EP “Dirty Grills” pelo selo Aurora discos (SP) e também foram convidadas para fazer a abertura para o show da banda californiana The Lemonheads, que acontecerá no dia 13 de julho, em Florianópolis.

A estreia do Desterro Autoral foi com a intervenção “Na Rua”, com a banda Nouvella, em pleno calçadão da Felipe Schimidt, no Centro de Floripa, em 14 de junho. – Foto: @pedromalamam/Divulgação

A largada do Desterro Autoral aconteceu no dia 14 de junho com uma intervenção da banda Nouvella, que parou a esquina histórica da Rua Felipe Schmidt com a Trajano. Outras duas apresentações “Na Rua” estão programadas com as bandas Skrotes (11/08) e Exclusive e os Cabides (6/09).

Completam a programação os “Encontros Desterro Autoral” que, como o nome sugere, serão destinados a promover conversas, workshops e debates entre artistas, músicos e profissionais da música. O primeiro encontro acontecerá no dia 11 de julho com a participação do advogado, professor, consultor em Direitos Autorais e fundador da Phonolite, Guilherme Coutinho.

A palestra será no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis, das 19h até as 22h30min. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla.

Todos os eventos são gratuitos, abertos ao público, com classificação livre e contarão com ações de acessibilidade.

O Desterro Autoral é idealizado pelos produtores culturais Arturo Valle e Marina Tavares e pelo músico Thiago Mates (banda Stella Folks). A produção é do Studio de Ideias – responsável por outros eventos que promovem a cultura urbana como o Street Art Tour, Curta o Parque e Hoje É Dia de Jazz Bebê.

Este é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras CASAS D’ÁGUA Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.

Desterro Autoral quer promover o legado artístico de Floripa e Santa Catarina

Para além das intervenções “Na Rua” e os “Encontros”, o Desterro programou outros eventos que seguem esse objetivo de tirar do isolamento artistas, bandas e o público da cidade.

Entre eles estão o “Giro Desterro Autoral”, que estreará em agosto com as bandas Grillo e os Mosquitos, Apocalypse Cùier, MC Versa e Groove Hunters. Os “giros” atuarão no formato de mini festivais com pelo menos três bandas.

“A estreia do projeto foi com o “Na Rua” e foi impactante e surpreendente. A ideia é justamente ir ao encontro do público, ali onde ele cotidianamente faz o seu caminho, como calçadões, praças, teatros, esquinas. Essa é uma das ações do projeto que se estenderá com os “Giros” e os “Encontros”, explica o produtor cultural Arturo Valle.

Arturo complementa que “desde o início o propósito é esse: promover um legado artístico para a nossa cidade e Estado que seja uma nova referência para a música autoral no Brasil a partir da coletividade e pluralidade da nossa arte”

O músico Thiago Mates lembra que a ideia que resultou no Desterro teve início ainda em 2018, mas com um formato diferente. Então veio a pandemia e, neste tempo, os idealizadores repensaram a proposta que agora estreia na cidade. “A espera veio para amadurecer esse ideal de colocar em evidência a música Catarinense”, completa Thiago Mates.

Programação Desterro Autoral

5 de julho — Desterro Autoral na Rua II com Dirty Grills, às 18h
Local: TICEN (Avenida Paulo Fontes, 701 – Centro)
Entrada: Gratuita

11 de julho — Encontro Desterro Autoral I – “Lançamentos musicais e Direitos Autorais”, com o advogado, professor, consultor em Direitos Autorais e fundador da Phonolite, Guilherme Coutinho (Phonolite), das 19h às 22h30min
Local: Cinema Gilberto Gerlach, Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis (SC)
Entrada: Gratuita, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla.

Agosto – Giro Desterro Autoral I, com Grillo e os Mosquitos, Apocalypse Cùier, MC Versa e Groove Hunters (Data será anunciada em breve)
3 de agosto — Encontro Desterro Autoral II, com Alessio (Horário a confirmar)
11 de agosto — Desterro Autoral na Rua III com Skrotes
15 de agosto — Encontro Desterro Autoral III, com MC Versa
6 de setembro — Desterro Autoral na Rua IV com Exclusive os Cabides

Adicionar aos favoritos o Link permanente.