Parada LGBTI+ de Florianópolis anuncia nova data, será dia 17 de novembro

A Parada LGBTI+ de Florianópolis 2024 acontecerá em uma nova data, transferindo do dia 8 de setembro, como previsto inicialmente, para novembro. A confirmação foi feita pela organização nesta quinta-feira (1º). A confirmação finalmente veio e a Parada LGBTI+ de Floripa 2024 será realizada no dia 17 de novembro de 2024, na avenida Beira-Mar Continental.
Cerca de 100 mil pessoas estiveram na 16ª Parada do Orgulho LGBTI de Florianópolis
Cerca de 100 mil pessoas estiveram na 16ª Parada do Orgulho LGBTI de Florianópolis em 2023 – Foto: Pedro Perez/PMF/Divulgação/Floripa.LGBT

A mudança da data atende a lei eleitoral, que proíbe a Prefeitura de Florianópolis, principal fonte de recursos da Parada, de apoiar eventos que ocorram entre os 90 dias anteriores a eleição municipal de outubro. De acordo com a organização, mesmo com outros patrocinadores, os recursos não seriam suficientes.

A Parada LGBTI+ de Florianópolis tentou buscar recursos através da Lei Nacional de Incentivo a Cultura, mas não houve empresas interessadas em tempo de repassar o recurso do imposto de renda por incentivo fiscal.

Já no Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC), que pode obter recursos financeiros por incentivo fiscal do ICMS, a Parada não teve o projeto aprovado para captação e uso do benefício.

O tema da Parada em 2024 será “Basta de negligência, nossos direitos já!”, pedindo por mais igualdade, respeito e visibilidade, independentemente da orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.

Como será a Parada LGBTI+ de Floripa

A concentração começará no início da tarde, próximo da cabeceira continental da ponte Hercílio Luz, na avenida Beira-Mar Continental. Ao Floripa.LGBT, a organização disse que deve divulgar as atrações em breve.

A Parada LGBTI+ de Florianópolis está entre as maiores do Brasil e é a maior do estado, mas outras cidades também realizam suas marchas e paradas em 2024.

No ano passado, a Parada LGBTI+ de Floripa levou cerca de 100 mil pessoas para a avenida, que cantaram, mostraram sua luta pelos direitos da comunidade e coloriram aquele domingo, tornando a edição 2023 a maior da história. O tema da Parada LGBTI+ 2023 foi “Políticas Públicas por Inteiro e Não pela Metade” e a atração principal foi a cantora Lexa. Junto com a Parada aconteceu também a 1ª Marcha Trans de SC.

Veja a nota da Comissão da Parada LGBTI+ de Florianópolis:

“A comissão Organizadora da Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis vem a público comunicar que precisamos adiar nossa parada para novembro pois não obtivemos todos os recursos financeiros necessários para execução desse grandioso evento que necessita de segurança para todes.

Desde a finalização da Parada do ano anterior já iniciamos as tratativas de patrocínio e apoio do poder público com diversas reuniões e tratativas.

Em ano eleitoral nossas dificuldades de captação de recursos ficam ainda maiores. Devido a lei eleitoral, a Prefeitura não pode apoiar eventos que ocorram entre os 90 dias anteriores a eleição municipal de outubro, e com outros patrocinadores não é possível executar todo o necessário. Informação essa que só tivemos retorno do jurídico da Prefeitura recentemente.

Vale ressaltar que aprovamos o projeto da Parada do Orgulho LGBTI+ de Floripa na “Lei Nacional de Incentivo a Cultura,” mas não obtivemos empresas interessadas em tempo de repassar o recurso do Imposto de Renda por incentivo fiscal.

Também aplicamos para o “PIC – Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina” que pode obter recurso financeiro por incentivo fiscal do ICMS, mas depois de muito atraso na divulgação do resultado, nos foi negado com o motivo que a Parada é puramente política e não cultural, o que descordamos totalmente e já estamos com processo judicial aberto de revisão.

A Parada do Orgulho LGBT transcende a mera celebração, constituindo-se em um poderoso movimento cultural e um marco fundamental para a cidadania. Ao reunir pessoas de diversas origens e identidades, a parada celebra a diversidade sexual e de gênero, combatendo o preconceito e a discriminação. Esse evento histórico marca a luta por direitos iguais, visibilidade e respeito, fortalecendo a comunidade LGBTQIAPN+ e inspirando a sociedade como um todo a construir um futuro mais justo e inclusivo. A parada é, portanto, um espaço de afirmação de identidade, de luta por direitos e de construção de uma sociedade mais plural e tolerante.”

Sigamos juntas e fortes por uma Floripa livre de toda forma de opressão!!!

Comissão Organizada da Parada do Orgulho LGBTI+

PARADA LGBTI+ 2024 DE FLORIANÓPOLIS

Quando: domingo, 17 de novembro

Onde: Avenida Beira-Mar Continental (concentração próximo à cabeceira da ponte Hercílio Luz)

Preço: Gratuito

Adicionar aos favoritos o Link permanente.