Rins policísticos: entenda doença de Chrystian, cantor que faleceu nessa quarta-feira

O cantor sertanejo Chrystian, da ex-dupla com Ralf, morreu aos 67 anos após uma parada cardiorrespiratória. A família não confirmou a causa da morte, mas o artista passava por um quadro delicado de saúde após diagnóstico de rim policístico.

Em maio, o cantor deu uma entrevista ao Domingo Espetacular contando como descobriu a doença durante a prática de exercícios físicos. Ele receberia um transplante de rim da esposa, no dia 11 de março, mas a cirurgia foi transferida por um problema cardíaco.

O que causa cistos nos rins?

Segundo especialistas, a doença é hereditária, passada de pai para filho. A síndrome renal policística gera formação de cistos, causando inchaços e dilatações, além de desconforto. Geralmente, os cistos são formados por líquidos e não costumam ser cancerígenos, mesmo que cresçam e passem a ser sensíveis ao toque físico.

Em casos mais raros, a formação de cistos nos rins acontece por alterações genéticas espontâneas, sem relação familiar. Por ser uma doença silenciosa, muitos pacientes demoram ou não recebem o diagnóstico da doença.

Cantor Chrystian foi diagnosticado com rins policísticos no início do ano. Foto: Instagram/Reprodução/ND – Foto: Chrystian

Sintomas da doença:

  • Dor na parte inferior das costas e na cabeça;
  • Inchaço na barriga;
  • Sangue e espuma na urina;
  • Pressão alta;
  • Náuseas.

Diagnóstico e tratamento

Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico da síndrome renal policística acontece quando os órgãos já estão bastante comprometidos, via exames de imagem, sangue e urina.

Não existe um tratamento específico para os cistos nos rins. O que os especialistas recomendam é tratar os sintomas apresentados pelo paciente, como remédios para a dor. Em alguns casos, pode ser necessário uso de hemodiálise para a filtragem do sangue.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.