Espere para ver a exposição “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”!

As artistas Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein mergulham no universo de mitos como Medusa, Penélope e Nüwa para denunciar a marginalização e silenciamento da luta das mulheres ao longo dos tempos.

Elas apresentam, a partir do dia 3 de julho, a exposição “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”, na Sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

“O Mausoléu do Amor”, de Ana Terra Vignes, é uma das obras da exposição “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”, que abre no dia 03 de julho no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis – Foto: Ana Terra Vignes/Divulgação

Este é mais um dos mais de mil projetos contemplados pelos editais da Lei Paulo Gustavo em Santa Catarina, por meio do Governo do Estado e Fundação Catarinense de Cultura. “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino” seguirá em visitação até 30 de julho e tem a curadoria de Lara Janning.

São ilustrações belíssimas, que trazem à tona a força e resiliência da mulher no curso da história e denunciam com contundência todo um projeto de subjugação e apagamento das lutas e protagonismos.

Poeta, escritor e crítico Jayro Schmidt é o autor do inspirado texto que apresenta a exposição ao mundo.

Duas artistas e suas versões do mito da mulher, que se valeram do objeto manufaturado e ilustrações. São narrativas que permeiam ideias e imagens, que procuram situar de maneira crítica a questão da mulher em variadas culturas com farto material citado, como também suas interpretações.

Para ambas as artistas, com a manufatura paciente que envolve vários materiais e recursos, as técnicas manuais representam a resistência do feminino, a liberdade reflexiva que encontram elaborando-se com meios tradicionais ou domésticos que lembram o teor do próprio mito ao longo da história, que se reveste de imaginação fantástica, tendo na natureza o elo vital que, para que haja uma aproximação cognitiva com as pessoas, assim algumas obras podem ser vistas em suas míticas que sucedem.

Exposição: “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”

Abertura: 03 de julho, às 19:30hs – Sala Lindolf Bell – Centro Integrado de Cultura (CIC).

Visitação: De 03 à 30 de julho.

Entrada: gratuita

As artistas Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein – Foto: Sergio Vignes/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.