Combate à dengue: menos de 30% do público-alvo está vacinado em SC

A vacinação contra a dengue caminha lentamente em Santa Catarina. Somando as quatro regiões onde o imunizante é aplicado, apenas 27,04% do público-alvo recebeu as duas doses da vacina, número considerado baixo devido à incidência da doença no Estado.

Cobertura vacinal contra a dengue é baixa em Santa Catarina

Cobertura vacinal contra a dengue é baixa em Santa Catarina – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

Segundo levantamento mais recente da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), há mais de 340 mil casos prováveis de dengue e 260 mortes pela doença já foram confirmadas em solo catarinense.

Apenas 27,04% do público-alvo está vacinado

O imunizante Qdenga está disponível para 221.203 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, mas apenas 59.821 receberam as duas doses da vacina.

A campanha de imunização começou na cidade de Joinville, ainda em fevereiro. A região concentra a maior cobertura vacinal até o momento, com 33.308 vacinados com a primeira e segunda dose.

A Grande Florianópolis, que possui o maior volume de público apto para vacinação, vem logo atrás, com 18.737 jovens imunizados com as duas aplicações. As regiões do Vale do Itajaí e Chapecó, somadas, têm menos de 8 mil crianças e adolescentes com esquema vacinal completo.

Cobertura vacinal por região

Grande Florianópolis

  • Público-alvo: 77.926 crianças e adolescentes
  • Esquema vacinal completo (1ª e 2ª dose): 18.737

Nordeste

  • Público-alvo: 71.468 crianças e adolescentes
  • Esquema vacinal completo (1ª e 2ª dose): 33.308

Vale do Itajaí

  • Público-alvo: 47.463 crianças e adolescentes
  • Esquema vacinal completo (1ª e 2ª dose): 6.197

Chapecó

  • Público-alvo: 24.346 crianças e adolescentes
  • Esquema vacinal completo (1ª e 2ª dose): 1.579
169 cidades são consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti

169 cidades são consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Quase meio milhão de notificações de dengue em SC

Segundo o boletim mais recente, publicado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 481.134 notificações foram encaminhadas à Secretaria de Estado da Saúde, sendo 340.330 casos prováveis de dengue.

Dos 295 municípios catarinenses, 254 deles já registraram focos do mosquito Aedes aegypti. 169 cidades são consideradas infestadas pelo vetor.

Como prevenir o contágio

A maneira mais eficaz para prevenir a dengue continua sendo evitar a proliferação do mosquito, inclusive no inverno. Por isso, é importante limpar calhas, pratos de plantas, pneus e outros locais que possam acumular água parada. Manter pátios e jardins higienizados reduz a chance de criadouros.

Fique atento aos sintomas

Febre alta, dor de cabeça e no corpo, além de náuseas e vômitos, são os principais sintomas da doença. Em alguns casos, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo também podem acontecer. Aos primeiros sinais da doença, é fundamental procurar atendimento médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.