Primeiro Caps 24h de Florianópolis já atendeu 1700 pessoas nas três primeiras semanas

O CAPS 24h de Florianópolis, inaugurado em junho, já realizou mais de 1.700 atendimentos, oferecendo suporte imediato em saúde mental a qualquer hora do dia ou da noite – Foto: PMF/Divulgação

Florianópolis inova e oferece à população um serviço inédito em saúde mental na cidade por meio do CAPS 24 horas (Centro de Atenção Psicossocial). Inaugurado no dia 1º deste mês, o espaço, que fica localizado na estrutura do MultiHospital, no Sul da Ilha, já realizou 1.777 atendimentos apenas nas três primeiras semanas de operação.

O serviço oferece atendimento imediato para os usuários, a qualquer momento do dia ou da noite, em casos de urgência e emergência em saúde mental. É a primeira unidade do município a operar sem interrupções, oferecendo tratamento em crises para todas as faixas etárias.

O atendimento é feito de porta aberta, o que significa que qualquer pessoa em crise, seja por transtornos mentais, uso de álcool e drogas ou outras emergências, pode buscar ajuda no local a qualquer momento. “Esta abordagem é fundamental para garantir que os pacientes recebam cuidados imediatos e apropriados, sem a necessidade de agendamentos prévios ou encaminhamentos”, explica Talita Rosinski, subsecretária de Saúde de Florianópolis.

Antes, pacientes com intercorrências em saúde mental durante a noite ou aos fins de semana, tinham que recorrer ao Instituto de Psiquiatria, em São José, para atendimento especializado. “A abertura desta unidade é um passo fundamental para melhorar a qualidade e a eficácia do atendimento em saúde mental na nossa cidade”, afirma a subsecretária.

No CAPS 24 horas, a Secretaria Municipal de Saúde oferece dois tipos de atendimento: Urgência em Saúde Mental 24h e Atendimento em Saúde Mental Aberto à Comunidade (CAPS tipo III). A urgência lida com situações emergenciais, enquanto o CAPS III proporciona cuidado contínuo e de longo prazo.

 Urgência em saúde mental

Na modalidade de Urgência 24h, os pacientes são submetidos a uma avaliação de enfermagem e recebem atendimento psiquiátrico emergencial. A unidade conta com uma sala de observação com capacidade para permanência de até 72 horas, oferecendo suporte imediato em situações de crise.

Atendimento especializado

O CAPS tipo III oferece atendimento multiprofissional especializado para cuidados prolongados. A equipe é composta por médicos psiquiatras, clínicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física e farmacêuticos. Este serviço segue a lógica da atenção psicossocial, assegurando que o cuidado seja abrangente e integrador.

São realizadas atividades individuais e coletivas, tanto na unidade quanto na comunidade, com atenção especial à família. O PTS (Projeto Terapêutico Singular) envolve a equipe de saúde, o usuário, a família e a comunidade, garantindo um cuidado integrado e personalizado.

Infraestrutura e leitos para acolhimento

O CAPS 24h oferece tanto atendimento emergencial quanto cuidados prolongados, contando com uma equipe multiprofissional e leitos para acolhimento, proporcionando um ambiente seguro para pacientes em crise – Foto: PMF/Divulgação

Um dos diferenciais do CAPS 24 horas é a presença de leitos para acolhimento de pacientes. “Isso permite que pacientes em crise tenham um local para estabilização e tratamento contínuo, sem precisar ser internados em hospitais psiquiátricos, que muitas vezes não oferecem o ambiente mais adequado para essas situações e para o tratamento dessas pessoas,” comenta Talita.

As vagas proporcionam um ambiente seguro e estruturado para tratamentos intensivos de curto prazo, proporcionando a estabilização necessária para os pacientes. Além do atendimento emergencial, o CAPS 24 horas também oferece acompanhamentos terapêuticos e agendamentos de consultas para a continuidade do atendimento. “Nosso objetivo é proporcionar um cuidado contínuo e integrado. Após a estabilização da crise, os pacientes terão acesso a um plano terapêutico individualizado, com atendimentos agendados e acompanhamento regular”, destaca Talita.

Integração com a rede de saúde

O CAPS 24 horas opera ainda de forma integrada com outras unidades do município, incluindo os postos de saúde e os hospitais gerais. Pacientes que necessitarem de acompanhamento contínuo após o atendimento inicial serão encaminhados para consultas regulares no CAPS mais próximo de sua casa ou mesmo nas unidades de saúde de atenção primária. “A integração com a rede de saúde é essencial para garantir a continuidade do cuidado e evitar que os pacientes se percam no sistema”, ressalta Talita.

Além disso, a unidade trabalha em estreita colaboração com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outras equipes de emergência, facilitando a transferência de pacientes em crise que necessitam de intervenção imediata. “Essa colaboração garante que os pacientes recebam o atendimento necessário no menor tempo possível, o que pode ser vital em situações mais graves”.

Com a implementação deste serviço no MultiHospital, Florianópolis dá um passo importante para ampliar sua rede de atenção psicossocial e oferecer serviços de maior alcance em saúde mental. “Essa é uma área na saúde que requer atenção contínua e especializada. Com esta nova unidade, estaremos melhor preparados para enfrentar os desafios de oferta de cuidados de saúde mental e com qualidade”, conclui a subsecretária Talita Rosinski.

Quem pode acessar o serviço

Urgência 24h: Disponível para crianças, adolescentes e adultos que enfrentam crises de saúde mental grave, o que inclui crises decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O acesso pode ocorrer por demanda espontânea, encaminhamentos de outras unidades da Rede Municipal de Saúde ou via SAMU.

CAPS Tipo III: Destinado a pessoas com 18 anos ou mais que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, residentes no Distrito Sul do município. O acesso ocorre por demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços da rede de saúde.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.