O Oeste dá as letras: Festa Literária de Chapecó reúne talentos das artes neste final de semana

Agora falta quase nada para mais uma edição da Festa Literária de Chapecó, que neste sábado e domingo, reunirá autores, leitores e muitos artistas da região Oeste em uma intensa celebração dos livros e da leitura, com diversos lançamentos, encontros e ações.

A segunda edição do evento é uma iniciativa da Humana Sebo e Livraria e vai contar com cerca de 30 convidados em 20 atividades que somam mais de 19 horas de ações gratuitas à comunidade.

Aliás, a programação completa e gratuita está no site do projeto.

 

Festa Literária de Chapecó chega a sua segunda edição neste final de semana – Foto: Divulgação

A programação começa n o sábado às 9h e encerrará no domingo às 20h30. O local será a sede da Humana, que fica na rua Marechal Bormann, 82D, dentro do Centro Comercial Chapecó. A festa terá oficinas, conversas cruzadas, lançamentos de livros, debates urgentes, pocket shows, bibliobike, seminário e manifesto.

O projeto nasceu de maneira independente em 2023 sonhado pela equipe da Livraria a partir da observação de que a área do livro e da leitura no município carecia de atividades públicas que incentivassem a cultura literária. “Percebemos a necessidade de criar um espaço dedicado à celebração da literatura e das artes em geral, onde as pessoas pudessem se encontrar, compartilhar experiências e estimular a cultura na comunidade de forma gratuita. A partir daí nasceu a Festa”, explica Marília Amorim, proponente e produtora do Projeto.

Nesta edição o projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, 010/2023, da Fundação Cultural de Chapecó, conta com o patrocínio da Unoesc, Mimo Express, apoio cultural do Sesc-SC e do Café Brasiliano.

Autores e leitores da região Oeste mostram o potencial literário da região – Foto: ana viegas/ND

“O que a terra dá”

A partir do título “O que a terra dá”, a edição deste ano da Festa Literária instiga a pensar nas formas de confluência surgidas a partir do pensamento do quilombola Antônio Bispo dos Santos: “Semeei as sementes que eram nossas e as que não eram nossas. Transformei as nossas mentes em roças e joguei uma cuia desementes”.

Destaque para a presença de Michelli Provensi, autora natural de Maravilha (SC), vencedora do Prêmio de Contos da Biblioteca Nacional pelo livro “Marinheira de açude”. A autora virá de São Paulo, onde atualmente vive e trabalha, para conversar com o público sobre as formas de escrita a partir da linguagem e da experiência no Oeste de Santa Catarina.

Outro momento importante da Festa será a palestra de Emanuela Siqueira, que além de ministrar uma oficina de fanzine no sábado pela manhã, conversará com o público no domingo de noite sobre a arte da tradução, ela que é tradutora de autores como Charles Bukowski e Virginia Woolf e vem de Curitiba para se juntar à Festa Literária.

O artista homenageado desta edição é Xiko Bracht, artista visual, considerado uma memória viva da história da cidade, autor de diversas obras de arte espalhadas pelas cidades do Oeste de Santa Catarina, em especial, Chapecó, sendo motivo de orgulho para a comunidade artística.

Durante os dois dias de Festa ocorrerão também pocket shows com Os Irmãos Panarotto, no sábado às 21h30, e com Marcio Pazin, no domingo às 20h30. Serão lançados ainda cinco livros durante o encontro: “Mundo impossível”, de Mayara Floss (editora Coragem); “Termas da desolação”, de Fernando Boppré (editora Humana); “Cevando a palavra”, de Demétrio Xavier (editora Coragem); “Imagens da madeira”, de Cristiano Moreira (editora Papel do Mato) e “Navalha”, de Demétrio Panarotto (editora Traços & Capturas).

Olhar voltado para o Oeste

A Festa Literária traz como bandeira a valorização da produção local. A ideia da curadoria é lançar luz sobre a literatura contemporânea produzida na região Oeste de Santa Catarina, incluindo também autores e autoras que são pesquisadores das artes e das ciências humanas.

De acordo com Fernando Boppré, um dos idealizadores do encontro, foram convidados tantos autores que moram na cidade ou região, quanto aqueles que tiveram que se mudar para desenvolverem suas carreiras. “Montamos uma grade de programação intensa e multicultural, com atividades começando as 14h e indo até às 22h, de maneira ininterrupta. É uma imersão festiva e formativa na literatura e nas artes de nossa região”, acrescenta.

E fica como sugestão da coletânea “Evasões Poéticas”, organizada pelo próprio Boppré e que reúne poemas de 16 talentosos autores da região. Um compêndio de primeira linha e que dá uma dimensão do potencial inspirador desta geração literária “oestina”.

 

Programe-se – 2ª Festa Literária de Chapecó

Quando: 6 (sábado) e 7 (domingo) de julho

Abertura: às 9h

Local: Humana Sebo e Livraria (rua Marechal Bormann, 82D, Centro Comercial Chapecó)

Entrada: gratuita e classificação livre

Programação: no site oficial do projeto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.